10 principais sais minerais do organismo e suas funções


Os sais minerais, como ferro, cálcio, zinco, cobre, fósforo e magnésio, são nutrientes que têm origem no solo e que estão presentes em alimentos, como verduras, frutas, cereais integrais, carnes e laticínios.

Eles participam de diversas funções no organismo, como a produção de hormônios, a formação de dentes e ossos e a regulação da pressão sanguínea, sendo importante manter um bom consumo de sais minerais através de uma dieta balanceada.

Funções e fontes dos Sais Minerais

Cada mineral presente no organismo desempenha uma função específica, como mostrado a seguir:

1. Cálcio

Sais minerais - funções e fontes alimentares

O cálcio é o mineral mais abundante no corpo, sendo encontrado principalmente nos ossos e nos dentes. Além da formação do esqueleto, ele também participa de processos como a contração muscular, a liberação de hormônios e a coagulação do sangue.

Ele está presente principalmente no leite e derivados, como queijos e iogurtes, mas também pode ser encontrado em alimentos como espinafre, feijão e sardinha. Conheça todas as funções do cálcio.

2. Ferro

A principal função do ferro no organismo é participar do transporte de oxigênio no sangue e da respiração celular, sendo por isso que sua deficiência pode causar anemia.

Ele está presente em alimentos como carnes, fígado, gema de ovo, feijão e beterraba. Veja o que comer para curar anemia.

Sais minerais - funções e fontes alimentares

3. Magnésio

O magnésio participa de processos como contração e relaxamento muscular, produção de vitamina D, produção de hormônios e manutenção da pressão arterial. Ele está presente em alimentos como sementes, amendoim, leite e derivados e grãos integrais. Veja mais sobre o magnésio aqui.

4. Fósforo

O fósforo é encontrado principalmente no ossos, juntamente com o cálcio, mas também participa de funções como fornecer anergia ao corpo através do ATP, fazer parte da membrana celular e do DNA. Ele pode ser encontrado em alimentos como sementes de girassol, frutas secas, sardinha, carnes e leite e derivados.

5. Potássio

O potássio desempenha diversas funções no organismo, como participar da transmissão de impulsos nervosos, da contração muscular, controlar a pressão arterial, produzir proteínas e glicogênio e gerar energia. Ele está presente em alimentos como iogurte, abacate, banana, amendoim, leite, mamão e batata. Veja o que acontece no organismo quando os níveis de potássio estão alterados.

6. Sódio

Sais minerais - funções e fontes alimentares

O sódio ajuda a controlar a pressão sanguínea, regular os níveis de líquidos no corpo e participa da transmissão de impulsos nervosos e da contração muscular. Sua principal fonte na alimentação é o sal, mas ele também está presente em alimentos como queijos, carnes processadas, vegetais enlatados e temperos prontos. Veja outros alimentos ricos em sódio.

7. Iodo

A principal função do iodo no organismo é participar da formação dos hormônios da tireoide, além de prevenir problemas como câncer, diabetes, infertilidade e aumento da pressão arterial. Ele está presente em alimentos como sal iodado, cavala, atum, ovo e salmão.

8. Zinco

O zinco estimula o crescimento e desenvolvimento das crianças, fortalece o sistema imunológico, mantém o bom funcionamento da tireoide, previne diabetes por melhorar a ação da insulina e tem ação antioxidante. As principais fontes de zinco são os alimentos de origem animal como ostra, camarão, e as carnes de vaca, frango, peixe e fígado. Veja mais sobre o zinco aqui.

9. Selênio

O selênio tem um grande poder antioxidante e previne doenças como câncer, Alzheimer e doenças cardiovasculares, melhora o funcionamento da tireoide e ajuda na perda de peso. Ele está presente em alimentos como castanha-do-pará, farinha de trigo, pão e gema de ovo.

Sais minerais - funções e fontes alimentares

10. Flúor

A principal função do flúor no organismo é evitar a perda de minerais pelos dentes e impedir o desgaste causado por bactérias que formam a cárie. Ele é acrescentado na água encanada e nos cremes dentais, e a aplicação tópica de flúor concentrado pelo dentista, tem um efeito mais potente para fortalecer os dentes.

Quando tomar suplementos

Os suplementos de minerais devem ser tomados quando a alimentação não está sendo suficiente para suprir as necessidades do organismo ou quando há doenças que exigem níveis maiores de minerais no corpo, como acontece na osteoporose, que exige suplementação de cálcio de vitamina D, por exemplo.

A quantidade de suplementos varia de acordo com a idade e o gênero, devendo ser indicada pelo médico ou nutricionista.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site