3 formas de corrigir a voz anasalada em casa

0
15


Existem dois tipos principais de voz anasalada:

  • Hipoanalasada: é aquela em que a pessoa fala como se tivesse o nariz entupido, e geralmente acontece em casos de gripe, alergia ou alterações da anatomia do nariz;
  • Hiperanasalada: é o tipo de voz que, normalmente, mais incomoda as pessoas e que surge devido a hábitos de falar desenvolvidos ao longo de vários anos alterando a forma como o ar é direcionado de forma errada para o nariz enquanto se fala.

Um dos melhores tratamentos para corrigir qualquer tipo de voz anasalada passa por conseguir controlar a respiração e treinar o ouvido para conseguir identificar quais os sons que são produzidos com a ajuda do nariz ou apenas com a boca e, depois, tentar corrigir a forma como se fala.

Por isso, o melhor é consultar um fonoaudiólogo para identificar a possível causa da voz anasalada e iniciar sessões de acompanhamento individualizadas para cada caso.

Como corrigir a voz anasalada

3 formas de corrigir a voz anasalada em casa

Embora seja necessário a ajuda de um fonoaudiólogo para corrigir de vez a voz anasalada, existem algumas dicas que podem ajudar a diminuir a intensidade com que a voz fica anasalada e que podem ser mantidos em casa, mesmo quando se está fazendo tratamento indicado pelo fonoaudiólogo:

1. Abrir mais a boca para falar

A voz anasalada é muito frequente em pessoas que falam com a boca quase fechada, pois isso faz com que o ar não saia apenas pela boca, sendo também eliminado pelo nariz. Ao fazer isso, o som acaba saindo mais anasalado que o normal.

Assim, pessoas com voz anasalada devem tentar manter a boca mais aberta enquanto falam. Uma boa dica consiste em imaginar que se está segurando um objeto entre os dentes na parte de trás da boca, para impedir que juntem e garantir que a boca fique mais aberta.

2. Fazer exercícios para fortalecer os músculos

Outra boa forma de melhorar a forma como se fala e evitar a voz anasalada é praticar exercícios de fortalecimento dos músculos que estão em redor da boca e que participam do ato de falar. Algumas formas de fazer isso incluem:

  • Repetir devagar as letras “explosivas”, como P, B, T ou G;
  • Repetir devagar as letras “silenciosas”, como S, F ou Z;
  • Repetir os sons “a” /“an” repetidas vezes, para exercitar o músculo do palato;
  • Usar uma flauta para contrair os músculos e direcionar o ar para a boca.

Estes exercícios pode ser repetidos várias vezes por dia em casa e até podem ser feitos sem que seja necessário realmente produzir som, o que permite que sejam feitos enquanto se faz tarefas domésticas, por exemplo, sem que ninguém saiba que se está treinando.

3. Baixar a língua enquanto fala

Outro problema que muitas vezes também está associado à voz anasalada é a subida da língua durante a fala, mesmo quando não devia estar elevada, produzindo um som mais anasalado.

Embora essa alteração seja difícil de identificar, pode ser treinada. Para isso, deve-se ficar em frente a um espelho, segurar o queixo com uma mãos, abrir a boca e colocar a ponta da língua nos dentes da frente e de baixo. Após estar nesta posição deve-se dizer a palavra ‘gá’ sem fechar a boca e observar se a língua desce no momento em que se fala o ‘a’ ou se continua levantada. Se estiver levantada deve-se tentar treinar até que o som saia com a língua embaixo, pois essa é a forma correta de falar.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here