3 opções de Chás naturais para Infecção Urinária


Os sintomas da infecção urinária podem surgir de forma repentina e incluem urgência, dor e ardência ao urinar, além de dor durante o contato íntimo. Seu tratamento pode ser feito em casa, de forma natural, através do maior consumo de água e chás porque com o aumento da ingestão de água a urina fica mais diluída e os micro-organismos causadores da doença são eliminados através do xixi.

Além disso, o consumo de probióticos do tipo L. rhamnosus ou L. fermentum também ajudam a fortalecer a flora do trato urinário, permitindo não só combater a infecção como evitar uma nova re-infecção.

No entanto, se mesmo ao seguir estes conselhos, os sintomas permanecerem por mais de 5 dias deve-se buscar ajuda médica porque pode ser preciso tomar antibióticos para controlar a infecção.

1. Chá de abacateiro

Tratamento natural para infecção urinária

As folhas do abacateiro possuem propriedades anti inflamatórias, cicatrizantes e bactericidas que aliviam os sintomas da infecção, ao mesmo tempo que combatem os micro-organismos responsáveis.

Ingredientes

  • Folhas secas de abacateiro;
  • Água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por aproximadamente 5 minutos. Depois, tampar, deixar esfriar, coar e beber morno 2 a 3 vezes por dia.

2. Chá de erva-ursina

Tratamento natural para infecção urinária

Um excelente tratamento caseiro para combater a infecção urinária é tomar o chá de uva-ursina. A uva-ursina é uma planta medicinal que possui propriedade anti-séptica e anti-inflamatória, o que garante a sua eficácia no tratamento complementar e alternativo de infecções do sistema urinário.

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de folhas secas de uva-ursina;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

A água deve ser fervida e despejada no recipiente onde se encontram as folhas de uva-ursina. O recipiente deve ser tampado e deixado em infusão por, aproximadamente, 15 minutos. Após ser coado, o chá está pronto para uso.

A pessoa com infecção urinária deve beber 3 xícaras de chá de uva-ursina diariamente e continuar o tratamento por mais 3 dias, após o desaparecimento dos sintomas.

3. Chá de Dente-de-leão

O dente-de-leão é uma planta com excelente ação diurética que ajuda a aumentar a quantidade de urina, permitindo eliminar mais rapidamente as bactérias que estão causando a infecção urinária.

Ingredientes

Modo de preparo

Juntar o dente-de-leão com a água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois coar e beber 2 a 3 vezes por dia.

Além destes chás, existem ainda algumas alterações que se podem fazer na alimentação para garantir o sucesso do tratamento. Veja mais dicas da nossa nutricionista:

Imagem ilustrativa do vídeo: Infecção Urinária | O que comer para Curar e Evitar

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site