4 dicas e soluções caseiras para tratar a acne da gravidez


Para tratar a acne na gravidez, é importante recorrer a produtos de uso externo, porque os remédios geralmente indicados para o tratamento da acne severa são contraindicados na gravidez já que podem prejudicar o bebê.

Durante a gravidez ocorrem mudanças nos níveis hormonais, o que favorece o aparecimento de espinhas e outras alterações da pele. No primeiro trimestre de gestação é comum que a pele piore devido às alterações bruscas hormonais, que aumentam a oleosidade da pele e favorecem a produção de sebo e a formação da acne, e, por isso, os cuidados listados a seguir devem ser seguidos diariamente, e durante toda a gravidez.

Como tratar a acne na gravidez

4 Dicas para combater as espinhas na gravidez

Para combater a acne na gravidez é recomendado:

  1. Evitar usar maquiagem, pois podem obstruir os poros da pele e aumentar a oleosidade;
  2. Lavar a pele com sabão neutro ou suave 2 vezes por dia, evitando, assim, que se formem cravos e espinhas;
  3. Aplicar uma loção tônica sempre após lavar e secar o rosto;
  4. Aplicar um hidratante sem óleo e não comedogênico em pequena quantidade no rosto, de preferência que já contenha fator de proteção solar.

Os tratamentos com Roacutan, cremes com ácidos, peeling com ácidos, laser e radiofrequência também são contraindicados na gravidez e por isso a gestante poderá consultar um dermatologista para saber o que pode fazer para combater as espinhas na gravidez.

Além disso é importante evitar exposição prolongada ao sol, já que a radiação ultravioleta acelera o processo de formação de espinhas, usar filtro solar diariamente e evitar o consumo de alimentos que podem inflamar a pele, como leite, carboidratos e frituras.

Soluções caseiras para acne na gravidez

Além da adoção de algumas medidas práticas do dia-a-dia, algumas soluções caseiras também podem ser adotadas para tratar a acne na gravidez, como:

  • Tomar diariamente 1 copo de suco de cenoura, que é rico em vitamina A, e diminui o surgimento das espinhas;
  • Lavar o rosto diariamente com o chá frio de bardana. Veja para que serve a Bardana e como usar;
  • Aplicar uma máscara caseira de arroz com mel, pois diminuem a inflamação da pele e mantêm uma boa hidratação.

Estes tratamentos caseiros alcançam bons resultados na acne leve, e podem ser utilizados livremente durante a gravidez pois não prejudicam o bebê. Veja outros remédios caseiros para espinhas.

Também existem algumas receitas naturais que podem ser seguidas para melhorar a saúde da pele e combater as espinhas, como tomar diariamente 1 copo de suco natural de framboesas, pois esta fruta contém zinco, que é um mineral que ajuda na desinflamação da pele, ou tomar suco de laranja com cenoura, por ter propriedades desintoxicantes. Saiba quais são outros alimentos que diminuem as espinhas.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site