4 Tratamentos naturais para Sinusite

0
55


Um ótimo tratamento natural para sinusite consiste na inalação com eucalipto, mas a lavagem nasal com sal grosso, e limpar o nariz com soro fisiológico também são boas opções.

No entanto, estas estratégias caseiras não substituem os medicamentos recomendados pelo médico, que irão combater os microorganismos envolvidos nesta infecção, sendo somente uma forma de complementar o tratamento através de estratégias naturais.

1. Inalação de eucalipto para sinusite

4 Tratamentos naturais para Sinusite

Um ótimo tratamento natural para sinusite é a inalação do vapor de eucalipto porque ele é uma planta medicinal que possui propriedades anti-sépticas que ajudam a diminuir o acumulo do muco nas vias respiratórias,

Ingredientes:

  • 1 punhado de folhas de eucalipto
  • 3 colheres de sopa de sal grosso
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

Basta adicionar todos os ingredientes em uma panela e ferver. Quando a água estiver a ferver, aproxime o rosto do recipiente e inale o vapor por aproximadamente 15 minutos.

Esse procedimento deve ser feito de preferência antes de dormir e para garantir a eficácia do tratamento o indivíduo com sinusite não deve se expor a friagem após as inalações.

2. Lavagem nasal para sinusite

4 Tratamentos naturais para Sinusite

Um outro bom tratamento caseiro para sinusite aguda é lavar o nariz com soro fisiológico porque ele irá limpar a sujeira e hidratar a mucosa nasal.

Ingredientes:

1 colher (sopa) de soro fisiológico colocada num conta-gotas

Modo de preparo:

Basta colocar algumas gotas de soro fisiológico em uma narina, tapá-la e virar a cabeça um pouquinho para trás, sem engolir o produto, para que atue por alguns minutos.

A seguir, incline a cabeça para frente e assoe o nariz até que o líquido pare de sair. Faça o mesmo na outra narina. Repita o processo sempre que sentir o nariz entupido.

3. Xarope de agrião para sinusite

4 Tratamentos naturais para Sinusite

A cebola roxa também é um bom remédio caseiro para sinusite porque contém propriedades descongestionantes e anti-inflamatórias que ajudam a esvaziar os seios nasais ao mesmo tempo que reduzem a inflamação. Além disso, a cebola roxa é ótima a curar alergias, diminuindo a produção de catarro.

Ingredientes:

  • 1 molho de agrião
  • 3 cebolas roxas
  • 500g de mel ou 1 rapadura

Modo de preparo:

Picar o agrião e as cebolas e depois colocar dentro de um recipiente. Adicionar mel ou rapadura à mistura e levar ao fogo em fogo baixo. Depois deve espremer os ingredientes com um coador e guardar o xarope em um recipiente de vidro escuro. Beber 1 colher de sopa 4 vezes ao dia, durante 1 mês.

4. Inalação de ervas para sinusite

4 Tratamentos naturais para Sinusite

A inalação do vapor de ervas também é uma ótima forma de tratamento complementar na sinusite, pois o ar morno e úmido consegue fluidificar as secreções nasais facilitando a sua saída, trazendo alívio imediato da dor e do desconforto.

Ingredientes:

  • 5 gotas de óleo essencial de eucalipto
  • 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
  • 2 litros de água fervente

Modo de preparo:

Basta misturar todos os ingredientes num recipiente baixo e largo, colocar uma toalha de banho aberta em cima da cabeça, de modo que cubra também este recipiente, e aproximar o rosto, inalando o vapor que sai da mistura por no mínimo 10 minutos. É importante assegurar que a toalha vede a saída do vapor, para garantir a sua eficácia. Esta inalação deve ser repetida 2 vezes por dia.

A inalação de vapores mornos solta o catarro que congestiona os seios paranasais, eliminado assim também os microrganismos presentes, diminuindo o peso da face e a dor que ele provoca, sendo também muito útil no tratamento de gripes e resfriados.

Mais receitas caseiras

Assista no vídeo a seguir mais receitas naturais:

Imagem ilustrativa do vídeo: Remédios Caseiros para Sinusite

Além de usar estes remédios caseiros, tratar precocemente os sintomas de rinite alérgica, evitar fumar e cuidar cautelosamente de qualquer resfriado é indispensável para evitar que uma nova crise de sinusite apareça e evitar a cronicidade da mesma.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here