5 formas de eliminar o Inchaço Após o Parto

0
10


É normal a mulher ficar com as pernas e pés muito inchados depois do parto, durante cerca de 3 dias, e para conseguir desinchar mais rápido o que se recomenda fazer é tomar bastante líquidos, principalmente água ou chá diurético, sem açúcar, porque quanto mais líquidos a mulher ingerir, mais os rins precisam funcionar, o que facilita a eliminação da urina e combate essa retenção de líquidos.

Esse inchaço acontece principalmente nas mulheres que passam pela cesárea porque ficam mais tempo deitada e precisam se recuperar da anestesia, mas também pode afetar as mulheres após o parto normal, embora nesse caso o inchaço desapreça mais rápido porque depois do parto normal a mulher tem mais facilidade em se movimentar. O inchaço pode durar até 6 dias depois do nascimento do bebê e caso dure mais tempo, deve falar com o médico.

Inchaço pós parto: Quanto tempo dura, Como combater, Quando ir ao médico

O que fazer para desinchar as pernas e pés no pós parto 

O que se recomenda fazer para desinchar os membros inferiores depois do parto é:

  1. Ingerir uma maior quantidade de líquidos: sendo indicada especialmente a água ou chás sem açúcar, o que também favorece a formação de mais leite materno;
  2. Caminhar dentro do quarto e dentro de casa, sempre que possível: porque a posição de pé e a movimentação do corpo, promovem a contração muscular e ajuda no retorno venoso e ainda estimula a saída do lóquios, que é o sangramento que a mulher apresenta depois do parto; 
  3. Movimentar os pés quando estiver sentada ou recostada na cama: porque a contração dos músculos da panturrilha ou ‘batata da perna’ é essencial para estimular o retorno do excesso de líquido nas pernas e pés para o coração, além disso isso ajuda a prevenir a trombose venosa profunda; 
  4. Elevar as pernas e pés, colocando um travesseiro ou almofada embaixo dos pés para que estes fiquem mais elevados que o tronco, sempre que estiver deitada na cama ou no sofá;
  5. Fazer um banho de contraste com água quente e fria, mergulhar os pés numa bacia com água quente e depois na água fria, e repetir esse processo por cerca de 5 vezes, também é uma excelente estratégia para eliminar o inchaço dos pés mais rápido.

Assista estes passos nesse vídeo:

Imagem ilustrativa do vídeo: Tratamento caseiro para PÉS INCHADOS

Porque a mulher fica inchada depois do parto 

Durante a gravidez o corpo da mulher tem cerca de 50% a mais de sangue, mas com menos proteínas e hemoglobinas. Depois do nascimento do bebê o corpo da mulher passa novamente por uma grande transformação, de forma mais brusca. O excesso de líquido no espaço entre as células é uma situação comum e esperada, e isso se traduz em inchaço localizado especialmente nas pernas e pés, embora também possa ser notado com menor intensidade nos braços, mãos e também na região da cicatriz da cesárea ou da episiotomia. 

Sinais de alerta para ir ao médico 

O inchaço deve durar até 8 dias, reduzindo dia após dia. Caso o inchaço esteja mais presente ou dure mais tempo, deve procurar ajuda médica, porque pode ser preciso avaliar a pressão arterial e verificar se existe alguma alteração importante no coração, rins ou fígado. Também deve ir ao médico, se apresentar: 

  • Dor em uma das pernas;
  • Vermelhidão na batata da perna;
  • Palpitação cardíaca;
  • Falta de ar;
  • Dor de cabeça muito forte;
  • Dor na barriga;
  • Náusea ou ânsia de vômito;
  • Aumento ou diminuição da vontade de fazer xixi. 

Não é recomendado tomar nenhum remédio diurético por conta própria porque ele pode mascarar sintomas que devem ser avaliados pelo médico, dessa forma, os diuréticos só devem ser tomados após prescrição médica. 

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here