5 remédios caseiros para Tuberculose

0
80


Os chás de equinácea, anis-verde e a compressa de pimenta-caiena são excelentes remédios caseiros que ajudam a controlar os sintomas da tuberculose, mas não excluem o tratamento clínico que deve ser orientado pelo pneumologista. 

Confira os remédios e outros tratamentos que podem ser indicados pelo pneumologista.

Estes remédios caseiros são úteis para agilizar a recuperação da tuberculose e melhorar o bem-estar, mas não devem ser usados durante a gravidez porque algumas plantas medicinais são contraindicadas nesta fase. No caso da grávida, o melhor é sempre seguir as indicações fornecidas pelo obstetra.

Tuberculose - os melhores remédios caseiros para aliviar cada sintoma

1. Para a tosse com catarro

As melhores plantas medicinais para aliviar este sintoma são o anis-verde, o eucalipto ou a alteia, por exemplo, que podem ser usadas em forma de chá e têm ação expectorante, removendo as secreções dos pulmões e melhorando a respiração.

  • Como fazer o chá: colocar 1 colher (de sopa) de uma das ervas acima citadas numa xícara de água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Depois, coar e beber 2 a 3 vezes por dia, se for necessário é possível adoçar, mas deve-se dar preferência para o mel.

Confira ainda outras formas naturais de eliminar a tosse e o catarro:

Imagem ilustrativa do vídeo: Remédios Caseiros para a Tosse

2. Para a febre alta

Já para a febre alta, uma das melhores opções naturais é o chá de salgueiro branco, pois esta planta contém uma substância semelhante à aspirina, que além de reduzir a temperatura corporal, em caso de febre, também alivia a sensação de dor no corpo.

  • Como fazer o chá: colocar 2 colheres (de sopa) de folhas secas de sangueiro branco em 150 ml de água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Este chá pode ser tomado em intervalos de 3 a 4 horas, por exemplo.

Veja outros remédios caseiros que podem ajudar a diminuir a febre.

3. Para dor no peito

Uma vez que a tuberculose causa muita tosse, é comum o surgimento de dor no peito, que normalmente surge pelo esforço dos músculos. Assim, uma boa técnica caseira para aliviar o desconforto é fazer uma compressa com pimenta-caiena e arnica para aplicar na região dolorida. Estas plantas têm propriedades analgésicas que, em contato com a pele, reduzem o dolorido.

  • Como fazer a compressa: colocar 2 colheres (de sopa) de folhas de arnica num recipiente e cobrir com 150 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar e usar uma gaze para molhar neste chá e usar frio várias vezes ao dia sobre a área dolorida.
Tuberculose - os melhores remédios caseiros para aliviar cada sintoma

4. Para cansaço e falta de energia

O ginseng é uma incrível planta medicinal para aumentar a capacidade do corpo em casos de cansaço ou indisposição, por isso seu chá pode ser usado durante todo o tratamento da tuberculose, combatendo os sintomas de cansaço da doença mas também do uso contínuo de antibióticos.

  • Como fazer o chá: colocar 1 colher (de sopa) da raiz de ginseng em 150 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar e tomar a seguir 3 vezes ao dia, durante 3 a 4 semanas.

5. Para fortalecer o sistema imune

Tomar o chá de equinácea com índigo, árvore-da-vida e púrpurea logo após o seu preparo é uma ótima forma natural de melhorar as defesas do organismo, facilitando a cura da tuberculose porque favorece a regeneração pulmonar.

  • Como fazer o chá: colocar 1 colher (de sopa) de cada uma das plantas citadas em 500 ml de água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Coar e tomar a seguir, pelo menos 2 vezes ao dia.

Confira ainda outras receitas naturais para aumentar as defesas do organismo.

Como garantir uma recuperação mais rápida

O tratamento da tuberculose pode ser demorado e durar entre 6 meses a 2 anos, mas geralmente os sintomas melhoram após o primeiro mês da toma dos antibióticos indicados pelo pneumologista. Por isso, é muito importante continuar tomando os antibióticos pelo tempo indicado pelo médico para garantir a cura da doença.

Normalmente o médico pede um novo exame após 1 ou 2 meses do uso dos remédios para verificar se o Bacilo de Koch causador da tuberculose já foi eliminado do organismo e o tratamento só para quando este for eliminado.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here