7 Alimentos para prevenir o câncer de mama


Os alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama são principalmente frutas, vegetais, soja e derivados, e os cereais integrais, pois são ricos em substâncias antioxidantes e fitoestrógenos, que ajudam na regulação hormonal e protegem as células contra mutações no DNA.

O câncer de mama é mais comum em mulheres com mais de 50 anos, especialmente quando há histórico na família desta doença, mas também pode surgir em mulheres mais jovens e em homens. Por isso, veja a seguir 7 alimentos para incluir na dieta e evitar o aparecimento do câncer:

1. Brócolis

Alimentos que combatem o câncer

O brócolis é rico em sulforafanos e glucosinolatos, substâncias que funcionam como antioxidantes, protegendo as células de alterações no DNA na hora da sua multiplicação. Eles também ajudam a controlar a apoptose, que é a morte programa das células, quando estas apresentam algum defeito ou alteração no seu funcionamento.

Além do brócolis, outros vegetais também são ricos nessas substâncias, como couve-flor, repolho, couve de Bruxelas e couve. 

2. Molho de tomate

Alimentos que combatem o câncer

O molho de tomate é rico em licopeno, um dos mais poderosos antioxidantes para o organismo e que mais tem efeito comprovado na prevenção do câncer. Ele é um carotenoide conhecido como pró-vitamina A, e dá a cor vermelha a alimentos como tomate, goiaba vermelha, melancia, caqui, mamão, abóbora e pimentão vermelho.

Ele está mais presente no molho de tomate porque o aquecimento do tomate faz com que o licopeno seja melhor absorvido pelo intestino, potencializando seu efeito protetor.

3. Beterraba e vegetais roxos

Alimentos que combatem o câncer

Os vegetais roxos são ricos em antocianinas, substâncias que também atuam como antioxidantes e que protegem o DNA das células contra alterações. Elas estão presentes em alimentos como epolho roxo, cebola roxa, berinjela, rabanete, beterraba, além de frutas como açaí, framboesa, amora, mirtilo, morango, cereja, uva e ameixa. Saiba como a alimentação colorida pode melhorar a saúde.

4. Castanha-do-pará

Alimentos que combatem o câncer

A castanha-do-pará é rico em selênio, nutriente que atua no organismo como anti-inflamatório e como estimulante do sistema imunológico, participando de diversos processos que melhoram o funcionamento das células e da produção de energia no corpo.

Além do câncer de mama, o selênio ajuda a prevenir câncer de fígado, próstata e bexiga, e está presente também em alimentos como carnes, aves e frutos do mar.

5. Chá verde

Alimentos que combatem o câncer

O chá verde é rico em catequinas, substâncias que atuam estimulando a apoptose celular, que é a morte programada de células que apresentam algum defeito em seu funcionamento. Além disso, as catequinas também parecem reduzir a proliferação de vasos sanguíneos, reduzindo o crescimento do tumor.

As catequinas também estão presentes no chá verde e no chá branco, que são derivados da mesma planta do chá verde, a Camellia sinensis. Veja outras propriedades do chá verde e como prepará-lo.

6. Soja

Alimentos que combatem o câncer

A soja e seus derivados, como tofu e bebida de soja, são ricos em substâncias chamadas fitoestrógenos, que se assemelham ao estrógeno, hormônio naturalmente produzido pela mulher a partir da adolescência.

Assim, os fitoestrógenos competem com o hormônio do organismo, fazendo com que haja um equilíbrio hormonal melhor, evitando o desenvolvimento de células cancerosas. Uma dica importante para obter esses benefícios é preferir o consumo da soja orgânica, que é produzida sem agrotóxicos e aditivos alimentares.

7. Peixes do mar

Alimentos que combatem o câncer

Os peixes de água salgado, como atum, sardinha e salmão, são ricos em ômega-3, gordura saudável que atua como anti-inflamatório no organismo. Além disso, os peixes também contêm vitamina D, que está ligado à ma melhor regulação de hormônios e prevenção de câncer de mama, de cólon e de reto. Saiba mais sobre a importância da vitamina D.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site