8 causas de menstruação irregular

0
51


A menstruação irregular é caracterizada por ciclos menstruais que não seguem um ritmo semelhante todos os meses, dificultando a detecção do período fértil e do melhor período para engravidar. Em geral, a menstruação varia entre 21 a 35 dias para descer, e é considerada regular quando acontece a cada 28 dias. Veja aqui como saber se está no período fértil.  

É normal que a menstruação seja irregular nos primeiros 2 anos após a primeira menstruação ou no período próximo à menopausa, pois são momentos de variações hormonais. Além disso, o ciclo irregular pode ser causado por diversos fatores, desde alterações na alimentação, estresse, excesso de atividade física, doenças ginecológicas ou alterações na produção de hormônios, por exemplo.

Assim, caso sejam notadas alterações no ciclo menstrual, o que se deve fazer é marcar uma consulta com o ginecologista para uma avaliação minuciosa para descobrir a causa e iniciar o tratamento. 

Principais causas da Menstruação Irregular

O que pode deixar a menstruação irregular

Algumas das principais causas de menstruação irregular são:

1. Mudanças na pílula anticoncepcional

O uso da pílula anticoncepcional é uma forma prática de tornar a menstruação regular, pois deixa os níveis hormonais estáveis e de acordo com o uso dos comprimidos. Ao trocar o tipo de anticoncepcional, a dose ou ao usá-lo de forma irregular podem haver variações nos níveis de hormônios, o que interfere na descida da menstruação. Entenda como funciona e como tomar corretamente a pílula.

Além disso, ao deixar de usar a pílula anticoncepcional, a menstruação passa a ser regulada pela produção de hormônios nos ovários, o que pode variar de mulher para mulher, e o ciclo pode não ser exatamente como era ao usar a pílula.

2. Alterações hormonais

Alterações na produção de hormônios femininos podem interferir no ciclo menstrual. Algumas doenças que provocam este tipo de alteração são: 

  • Síndrome dos ovários policísticos;
  • Hipotireoidismo;
  • Hiperprolactinemia. 

Estas doenças devem ser investigadas pelo ginecologista, através de exames de sangue, sempre que o ciclo menstrual estiver irregular, principalmente quando são ciclos muitos demorados. 

3. Alterações alimentares

Transtornos alimentares, como anorexia, assim como uma perda de peso significativa, podem provocar irregularidades na menstruação, pois interferem na capacidade de produção de hormônios ovarianos, o que é uma forma do organismo tentar se adaptar à falta de energia.

4. Exercício físico em excesso

O exercício físico em excesso, comum em atletas, pode provocar alterações ou até a suspensão do ciclo menstrual. Isto acontece, pois as atividades físicas intensas levam à produção de hormônios, como endorfinas ou ACTH, por exemplo, que interferem no ritmo da menstruação.

Principais causas da Menstruação Irregular

5. Doenças ginecológicas

Doenças ginecológicas como endometriose, mioma uterinos, tumores ou síndrome de Asherman, em que se formam fibroses no útero, por exemplo, são doenças que provocam anormalidades no tecido do útero e podem provocar sangramentos fora de época ou mesmo ausência de menstruação. 

7. Estresse

Estresse, ansiedade ou abalos emocionais podem geram a produção de hormônios como adrenalina e cortisol, que interferem no funcionamento do ciclo menstrual. Conheça as consequências do estresse e ansiedade ao organismo. 

8. Gravidez e amamentação

A gravidez é a principal causa de falta de menstruação, explicada pelas alterações hormonais que são intensas neste período, com o objetivo de gerar o bebê. Após o parto, durante a amamentação, a falta de menstruação persiste, pois também são produzidos hormônios, como a prolactina, que inibe o funcionamento dos ovários e dificulta a fertilidade da mulher. 

Chances de engravidar devido à menstruação irregular

Quando a mulher possui a menstruação irregular fica mais difícil calcular o seu período fértil. Se ela não utilizar nenhum método contraceptivo e mantiver contato íntimo com um homem, ela correrá o risco de engravidar. Caso este não seja o seu desejo, deverá utilizar algum método contraceptivo.

Já se a mulher deseja engravidar e possui a menstruação irregular, o que se pode fazer é comprar um teste de ovulação na farmácia, para verificar se está ou não no seu período fértil, assim saberá quando investir no contato íntimo. Aprenda como calcular o período fértil, mesmo com a menstruação irregular.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here