Alergia a absorvente: sintomas e o que fazer

0
6


A alergia ao absorvente é um tipo de dermatite de contacto irritativa, que pode ocorrer devido ao aumento da temperatura e umidade no local, associado ao atrito de substâncias com potencial irritante, como o sangue e a própria superfície do absorvente.

Além disso, também pode ocorrer devido ao material do próprio absorvente ou alguma substância que este contenha como perfumes inibidores do odor, por exemplo. Na produção dos absorventes, podem ser utilizados diversos materiais como plástico, algodão, perfumes e matérias para absorção, que podem causar reação alérgica.

Pessoas que têm este problema devem evitar o uso de absorvente e usar outras opções como coletor menstrual, absorvente interno, calcinhas absorventes ou absorvente de algodão.

Como lidar com a alergia a absorvente

Quais os sinais e sintomas

Os sinais e sintomas mais comuns que ocorrem em pessoas com alergia a absorvente são desconforto e coceira na região íntima, corrimento vaginal, irritação, ardência e descamação.

Algumas mulheres podem confundir a alergia ao absorvente a outros fatores que causam irritação, como ter um fluxo menstrual intenso, uso de hidratantes não adaptados a essa região, trocar o sabão com que se lava a roupa interior ou uso de amaciador após a lavagem.

Como tratar

A primeira coisa que a pessoa deve fazer é descontinuar o uso do absorvente que está causando a alergia.

Além disso, sempre que se lavar a região íntima, deve-se fazer com água fria abundante e com produtos de higiene adaptados a esta região. O médico pode também aconselhar cremes ou pomadas com corticóide, para plicar durante uns dias de forma a tratar a irritação.

Durante o período menstrual, a mulher deve optar por outras soluções para absorver o sangue, que não causem alergia.

O que fazer durante a menstruação 

Para pessoas que não podem usar absorvente devido à alergia, existem outras opções que a pessoa deve experimentar para perceber qual se adapta mais ao seu corpo:

1. Absorventes internos

​O absorvente interno como OB e Tampax é uma ótima solução para as mulheres que fazem alergia ao absorvente externo e é uma boa opção para poderem ir na praia, na piscina ou fazerem exercícios durante a menstruação.

Para usar absorvente interno de forma segura e evitar desenvolver infecções vaginais é fundamental estar com as mãos limpas sempre que introduzir ou retirá-lo e ter o cuidado de trocá-lo a cada 4 horas, mesmo que seu fluxo menstrual seja pequeno. Veja como usar corretamente o absorvente interno. 

2. Coletores menstruais

O copo menstrual ou coletor menstrual são geralmente feitos de silicone medicinal ou TPE, um tipo de borracha usada na produção de materiais cirúrgicos, o que os torna hipoalergênicos e muito maleáveis. O seu formato é semelhante a um pequeno copo de café, é reutilizável e tem uma validade longa. Saiba como Colocar e como Limpar o Coletor Menstrual.

Estes coletores são vendidos por marcas como Inciclo ou Me Luna. Esclareça as dúvidas mais comuns em relação ao coletor menstrual.

3. Absorventes de algodão

Os absorventes de 100 % algodão, são uma ótima opção para mulheres que fazem alergia aos outros absorventes, porque não possuem materiais sintéticos, aditivos químicos ou resíduos responsáveis pelas reações alérgicas.

4. Calcinhas absorventes

Estas calcinhas absorventes parecem calcinhas normais e têm a capacidade de absorver a menstruação e secar rapidamente, evitando reações alérgicas, até porque não possuem nenhum ingrediente irritante e podem ser reutilizadas. Já existem várias marcas disponíveis para venda, como é o caso da Pantys e Herself.

Além da pessoa dever optar por usar estes produtos, deve também evitar usar roupas justas e apertadas na região íntima, que também podem aumentar a temperatura e umidade no local, podendo causar irritação e dando a falsa sensação de que também faz alergia a estes produtos.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here