Alimentação em caso de Intoxicação Alimentar


Comer os alimentos certos pode abreviar os sintomas de intoxicação alimentar, como enjoo, vômito, dor de barriga, diarreia e mal-estar. Assim, a alimentação adequada ajuda a acelerar a recuperação, aliviando o desconforto mais rapidamente.

Desta forma, quando se tem uma intoxicação alimentar é fundamental beber muitos líquidos, como água, água de côco ou chá, de 30 em 30 minutos e optar por caldos e sopas coadas e, à medida que o paciente vai se sentindo melhor, pode começar a comer alimentos cozidos ou grelhados, mingau e arroz, por exemplo.

O que comer para tratar a Intoxicação Alimentar

Cardápio para intoxicação alimentar

Esse cardápio indica o que se pode comer durante 3 dias durante uma intoxicação alimentar. A quantidade de comida ingerida não deve ser muito grande, para não ficar com a sensação de estômago cheio e nauseado, por isso um prato raso de sopa ou de caldo, pode já ser suficiente nos primeiros dias. 

  1º Dia 2º Dia 3º Dia
Café da manhã Chá de camomila com açúcar e 2 torradas Mingau de maisena Mingau de milho
Almoço Caldo de canja coada Canja com cenoura e arroz Canja com cenoura e macarrão
Lanche Maçã cozida Chá com biscoito maisena Banana cozida
Jantar Sopa de cenoura e batata Sopa de abobrinha e batata Sopa de cenoura, abobrinha e batata

Se após o almoço ou jantar sentir fome, pode-se comer maçã ou pera assada sem casca ou uma banana, porque estas são as frutas mais indicadas nessa fase. 

Após a intoxicação alimentar passar, pode-se voltar à alimentação habitual, mas evitando alimentos fibrosos, gordurosos e picantes, durante cerca de 3 a 5 dias.

Alimentos permitidos na intoxicação alimentar

Alguns bons alimentos para comer durante um episódio de intoxicação alimentar, para ajudar a recuperar mais rápido e diminuir os sintomas são, principalmente:

  • Chás com açúcar, como camomila, erva-doce, menta ou gengibre;
  • Mingau de maisena, feito com leite desnatado;
  • Pera e maçã cozida e sem casca;
  • Banana, in natura ou cozida no micro-ondas, por exemplo;
  • Cenoura ou abobrinha cozida em água, sal e uma folha de louro;
  • Sopa de legumes coada ou batida no liquidificador;
  • Canja de galinha desfiada;
  • Arroz branco ou batata cozida com frango cozido. 

Para curar a intoxicação alimentar deve-se começar bebendo muitos líquidos açucarados, como o chá e comer caldo ou sopa coada. Quando o paciente começa a tolerar bem os líquidos, pode comer pequenas quantidades de alimentos sólidos, como pão, torrada ou arroz com frango cozido.

Além disso, em caso de diarreia, o chá de folhas de goiabeira é uma boa opção, devendo-se tomar 2 xícaras desse chá ao longo do dia para ajudar a parar a diarreia.

Não se deve ingerir outros alimentos enquanto se sentir doente ou com vômitos. Deixe o estômago descansar por uma hora depois de vomitar, e depois tente beber pequenas quantidades de água. Beba água regularmente ou tome o soro caseiro. 

Saiba mais detalhes no vídeo a seguir:

Imagem ilustrativa do vídeo: O que comer para a diarreia

Alimentos proibidos ou desaconselhados

Durante uma intoxicação alimentar, é importante evitar alimentos com muitas fibras, como cereais integrais, vegetais folhosos e frutas cruas com casca porque podem irritar a mucosa intestinal, que já esta sensível, podendo agravar a situação. 

Também são desaconselhados, todos os alimentos gordurosos, como frituras, embutidos, biscoito recheado ou bolos de confeitaria, devem ser evitados, além dos condimentos e sabores fortes. O ideal é temperar os alimentos apenas com sal e folhas de louro, que facilitam a digestão. Leite e seus derivados nem sempre são bem tolerados, por isso, fica à critério de cada um. 

O que tomar para cessar a diarreia 

Os remédios probióticos, como UL 250, são os mais indicados para tomar nos primeiros dias da diarreia porque ajudam a repor a flora intestinal, facilitando a cura. Estes não impedem a saída de fezes amolecidas, mas ajudam a tratar a diarreia de forma mais correta. Iogurte natural, kefir e leite fermentado também possui este mesmo benefício para saúde intestinal. Confira os nomes de alguns remédios probióticos.

Os remédios para cessar a diarreia, como Imosec, só são indicados após o 3º dia de diarreia intensa ou em caso de diarreia com sangue. Esse cuidado é importante porque quando a intoxicação é causada por algum agente infeccioso, a forma que o corpo tem de eliminá-lo é através da diarreia, e ao tomar um remédio que prende o intestino, o vírus ou bactéria permanecem no intestino, piorando a situação. 

Quando buscar ajuda médica

Quando há febre e a diarreia permanece forte deve-se buscar ajuda médica o quanto antes, para investigar a causa e iniciar o tratamento, que pode incluir soro na veia e antibióticos. O médico deve ser rapidamente consultado se estiver grávida, ou se a pessoa doente for um idoso ou bebê.

Veja quais as intoxicações mais comuns em: 3 doenças causadas por alimentos contaminados.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site