Astigmatismo – principais sintomas, causas e como é feito o diagnóstico


Visão embaçada, sensibilidade à luz, dificuldade para distinguir letras semelhantes e cansaço nos olhos são os principais sintomas de astigmatismo. Na criança, esse problema de visão pode ser percebido a partir do desempenho da criança da escola ou a partir de hábitos, como por exemplo fechar os olhos para enxergar algo melhor de longe, por exemplo.

O astigmatismo é um problema de visão que acontece devido à alteração da curvatura da córnea, o que faz com que as imagens sejam formadas de forma desfocada. Entenda o que é o astigmatismo e como tratar.

Olho no astigmatismo

Olho no astigmatismo

Visão desfocada

Visão desfocada

Principais sintomas

Os sintomas de astigmatismo surgem quando a córnea de um ou ambos os olhos tem alterações em sua curvatura, produzindo vários pontos de focagem na retina que fazem que os contornos do objeto observado se tornem desfocados. Assim, os primeiros sinais de astigmatismo incluem:

  • Visão desfocada, confundido letras semelhantes, como H, M ou N;
  • Cansaço extremo nos olhos durante a leitura;
  • Lacrimejamento quando tenta enxergar focado;
  • Tensão no olho;
  • Sensibilidade excessiva à luz.

Outros sintomas, como por exemplo campo de visão distorcido e dor de cabeça, podem surgir quando a pessoa tem astigmatismo com grau alto ou associado a outros problemas de visão, como hipermetropia ou miopia, por exemplo. Saiba a diferença entre hipermetropia, miopia e astigmatismo.

Sintomas de astigmatismo infantil

Os sintomas de astigmatismo infantil podem não ser fáceis de identificar porque a criança não conhece outra forma de enxergar e, por isso, pode não referir sintomas.

Porém, alguns sinais que os pais devem estar atentos são:

  • A criança aproxima muito os objetos do rosto para ver melhor;
  • Coloca o rosto muito próximo de livros e revistas para ler;
  • Cerrar os olhos para ver melhor de longe;
  • Dificuldade de concentração na escola e notas baixas.

As crianças que apresentam estes sinais devem ser levadas ao oftalmologista para fazer um exame de vista e, se necessário, começar a usar óculos. Saiba como é feito o exame oftalmológico.

O que pode causar astigmatismo

O astigmatismo é um problema de visão hereditário que pode ser diagnosticado logo ao nascimento, porém, nas maioria das vezes, só é confirmado na infância ou adolescência quando a pessoa relata que não está enxergando bem, podendo ter resultados negativos na escola, por exemplo.

Apesar de ser uma doença hereditária, o astigmatismo também pode surgir devido a pancadas nos olhos, doenças oculares, como o ceratocone, por exemplo, ou devido a uma cirurgia que não foi muito bem sucedida. O astigmatismo normalmente não é causado por ficar muito perto da televisão ou utilizar o computador por muitas horas, por exemplo.

Como é feito o tratamento

O tratamento do astigmatismo é determinado pelo oftalmologista e é feito com o uso de óculos ou lentes de contato que permitem adaptar a visão de acordo com o grau que a pessoa apresenta.

No entanto, em casos mais graves de astigmatismo, pode ser recomendada a realização de cirurgia com o objetivo de modificar a córnea e, assim, melhorar a visão. A cirurgia, porém, só é recomendada para pessoas que têm o grau estabilizado por pelo menos 1 ano ou que possuem mais de 18 anos. Saiba mais sobre a cirurgia para astigmatismo.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site