Beldroega – para que serve e como usar

0
132


A Beldroega é uma planta rasteira que cresce facilmente em todo tipo de solo, não exigindo muita luz nem água para se desenvolver. Por essas características, muitas vezes ela é confundida com ervas daninhas, mas na verdade a beldroega traz diversas propriedades medicinais, como ser diurética, laxativa e anti-inflamatória.

Eça pode ser usada em saladas, para refogar pratos e vegetais com azeites, e para fazer parte de sopas e guisados, sendo bastante usada em países da Europa.

4 Super Benefícios da Beldroega

1. Rica em ômega-3

As folhas da beldroega são ricas em ômega-3, um tipo de gordura boa que atua como anti-inflamatório no organismo, melhora o sistema imunológico e ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, além de elevar o colesterol bom.

Assim, o seu consumo ajuda a prevenir problemas como doenças cardiovasculares e a controlar dores no corpo, especialmente artrite e dores de cabeça.

2. Rica em antioxidantes

A beldroega também é rica em nutrientes antioxidantes, como as vitaminas A e C, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e atuam na prevenção de doenças como resfriados, infecções e câncer. Além disso, os antioxidantes também ajudam a reduzir a formação de placas de ateroma nos vasos sanguíneos, prevenindo problemas como infarto.

3. Rica em cálcio e ferro

A beldroega é rica em minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio, nutrientes que ajudam a prevenir anemia, osteoporose, mantêm o bom o humor e estimulam a contração e a força muscular.

4. Atuar como diurético

Por fim, a beldroega é conhecida na medicina natural por ter propriedades diuréticas e de proteção dos rins, ajudando a evitar infecções urinárias e doenças na bexiga. Veja outros 7 chás diuréticos.

Formas de uso

4 Super Benefícios da Beldroega

A beldroega pode ser usada na culinária para compor saladas, sopas e guisados, além de poder ser acrescentado em receitas de sucos verdes e vitaminas.

Para fazer o seu chá, deve-se usar de 50 a 100 g de beldroega para 1 litro de água, deixando as folhas em água fervente por cerca de 5 a 10 minutos. A recomendação é consumir de 1 a 2 xícaras de chá por dia.

Além disso, a medicina natural também usa os talos e as folhas machucadas da beldroega sobre queimaduras e feridas, pois aliviam a dor e aceleram a cicatrização.

Contraindicações

Por ser rica em ácido oxálico, a beldroega deve ser evitada por pessoas que têm ou que já tiveram pedras no rins, e o seu consumo excessivo pode causar problemas intestinais como dores e enjoos.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here