Bolhas na garganta: Causas, sintomas e tratamento

0
96


As bolhas na garganta podem ser causadas por diversos fatores, como infecções, alguns tratamentos ou algumas doenças e podem se espalhar para a língua e para o esófago e ficar vermelhas e inchadas, dificultando a deglutição e a fala.

O tratamento depende da causa que está na origem do problema e geralmente consiste na toma de analgésicos, anti-inflamatórios, uso de elixires ou uso de antibióticos, caso se trate de uma infecção.

O que pode ser bolhas na garganta e como tratar

Quais as causas

As bolhas na garganta podem ser causadas por:

  • Tratamentos para o câncer, como quimioterapia ou radioterapia;
  • Infecções causadas por bactérias, fungos ou vírus;
  • Câncer na orofaringe;
  • Estomatite aftosa;
  • Herpangina, que é uma doença causada por vírus. Saiba mais sobre esta doença;
  • Doença de Behçet, que é uma doença que provoca a inflamação de diferentes vasos sanguíneos do corpo. Saiba como identificá-la.

Além destas causas, existem outras que podem provocar o aparecimento de bolhas no esófago e nas cordas vocais, podendo por vezes espalhar-se para a garganta, como é o caso do refluxo gastroesofágico, infecção por vírus Herpes simplex, HIV, HPV, uso de alguns medicamentos, vômito excessivo ou abuso de álcool, por exemplo.

Possíveis sintomas

Quando aparecem bolhas na garganta, pode não se manifestar mais nenhum sintoma, no entanto, em alguns casos as feridas podem também aparecer na boca e pode ocorrer dificuldade para engolir, aparecimento de manchas brancas na garganta, febre, dor na boca e na garganta, aparecimento de nódulos no pescoço, mau hálito, dificuldade para mover a mandíbula, dor no peito e azia.

O que pode ser bolhas na garganta e como tratar

Como é feito o tratamento

O tratamento das bolhas na garganta vai depender da causa que está na sua origem e por isso é muito importante ir ao médico para fazer um diagnóstico adequado. Assim, caso se trate de uma infecção, o tratamento consiste na administração de antibióticos ou antifúngicos, que devem ser receitados pelo médico.

Para aliviar a dor e o desconforto, podem-se tomar analgésicos, como o paracetamol, por exemplo, ou anti-inflamatórios como o ibuprofeno ou aspirina. Além disso, pode-se usar um elixir antisético, cicatrizante e analgésico para gargarejar cerca de 3 vezes ao dia, para aliviar o desconforto.

Também é importante evitar alimentos picantes, quentes ou ácidos, porque podem irritar ainda mais as bolhas e deve-se também beber muita água, de preferência fria e comer alimentos gelados, que ajudam a aliviar a dor e a inflamação.

Caso as bolhas sejam causadas por refluxo gástrico, o médico pode receitar antiácidos ou inibidores da produção de ácido, para evitar a queimação da garganta. Veja quais os remédios usados para tratar o refluxo gastroesofágico.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here