Brincadeiras para ajudar o bebê a Sentar sozinho


O bebê geralmente começa a tentar sentar por volta dos 4 meses, mas só consegue ficar sentado sem apoio, parado e sozinho quando tem cerca de 6 meses de idade.

No entanto, através de exercícios e estratégias que os pais podem fazer com o bebê, que fortalecem os músculos das costas e da barriga, os pais podem ajudar o bebê a sentar mais rápido. 

Como ajudar o bebê a Sentar sozinho

Brincadeiras para ajudar o bebê a sentar sozinho

Algumas brincadeiras que podem ajudar o bebê a sentar sozinho são:

1. Balançar o bebê

Com o bebê sentado no colo, virado de frente, deve-se balançá-lo para a frente e para trás, segurando-o bem. Isto permite que o bebê exercite e fortaleça os músculos das costas que são essenciais para manter o bebê sentado sem apoio.

2. Sentar o bebê com várias almofadas

Colocar o bebê sentado com vários travesseiros em volta, faz com que o bebê aprenda a ficar na posição de sentado.

3. Colocar um brinquedo no fundo do berço

Quando o bebê estiver em pé no berço, pode-se colocar um brinquedo, de preferência, que ele goste muito, no fundo do berço para que ele tenha que se sentar para conseguir pegar nele.

4. Puxar o bebê até ficar sentado

Com o bebê deitado de barriga para cima, agarrar suas mãos e puxá-lo até ele ficar sentado. Depois de ficar cerca de 10 segundos sentado, voltar a deitar e repetir. Este exercício ajuda a fortalecer os músculos da barriga e das costas do bebê.

Depois do bebê conseguir ficar sentado sem apoio, é importante deixá-lo sentado no chão, sobre um tapete ou travesseiro, e retirar do seu alcance qualquer objeto com que ele possa se machucar ou engolir.

Assista o vídeo seguinte, para ver como o bebê se desenvolve em cada fase e como ajudá-lo a sentar sozinho:

Imagem ilustrativa do vídeo: Saiba como ajudar o bebê a Sentar, Engatinhar e Andar

Como evitar acidentes enquanto ele ainda não senta

Nesta fase, o bebê ainda não tem muita força no tronco e por isso pode cair para a frente, para trás e para os lados, podendo bater a cabeça ou se machucar e por isso ele não deve ser deixado sozinho.

Uma boa estratégia é comprar uma boia de piscina que seja adequada ao tamanho do bebê para colocar em volta da sua cintura. Assim, se ele se desequilibrar, a boia irá amortecer a queda. No entanto, ela não pode substituir a presença dos pais porque não protege a cabecinha da criança.

Você deve tomar cuidado com as quinas dos móveis porque elas podem provocar cortes. Existem alguns encaixes que podem ser comprados em lojas infantis mas almofadas também podem ser úteis.

Veja também como ensinar o bebê a engatinhar mais rápido.



Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site