Bula de Azitromicina – Tua Saúde

0
22


A azitromicina é um antibiótico muito utilizado na prática clínica para combater infecções causadas por bactérias, como infecções da pele, sinusite, rinite e pneumonia, por exemplo. Além disso, este antibiótico também pode ser recomendado no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, como a Gonorreia e a Clamídia, por exemplo.

A azitromicina atua no organismo inibindo a produção de proteínas por essas bactérias, impedindo que cresçam e se reproduzam, resultando na sua eliminação. Este medicamento pode ser comprado na forma de comprimido ou suspensão oral, estando disponível no mercado com os nomes comerciais Azi, Zithromax, Astro e Azimix por um preço de cerca de 10 a 50 reais, que depende do laboratório em que foi produzido, forma farmacêutica e dosagem.

A azitromicina só é vendida mediante apresentação de receita médica.

Para que serve Azitromicina e como tomar

Para que serve

O antibiótico azitromicina é utilizado principalmente para o tratamento de infecções causadas por bactérias, que causam:

  • Infecções respiratórias, como sinusite, rinite, bronquite ou pneumonia;
  • Infecção nos ouvidos, como a otite média;
  • Infecções na pele ou nos tecidos moles, como abscessos, furúnculos ou úlceras infectadas;
  • Infecções genitais ou urinárias, como uretrites ou cervicites.

Além disso, este medicamento pode ser utilizado no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, combatendo principalmente Chlamydia trachomatis, Haemophilus ducreyi e Neisseria gonorrhoeae, que são os agentes causadores da Clamídia, Cancro mole e Gonorreia, respectivamente.

Como usar

A posologia da azitromicina depende da idade e da gravidade da infecção. Assim:

Uso em adultos: para o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis causadas por Chlamydia trachomatis, Haemophilus ducreyi ou Neisseria gonorrhoeae, a dose recomendada é de 1000 mg, em dose única, via oral.

Para todas as outras indicações, a dose total de 1500 mg deve ser administrada em doses diárias de 500 mg, durante 3 dias. Alternativamente, a mesma dose total pode ser administrada durante 5 dias, em dose única de 500 mg no 1º dia e 250 mg, 1 vez ao dia, do 2º ao 5º dia.

Uso em Crianças: geralmente, a dose total em crianças é de 30 mg/kg, administrada em dose única diária de 10 mg/kg, durante 3 dias, ou a mesma dose total pode ser administrada durante 5 dias, em dose única de 10 mg/kg no 1º dia e 5 mg/kg, 1 vez ao dia, do 2º ao 5º dia. Alternativamente, para o tratamento de crianças com otite média aguda, pode administrar-se uma dose única de 30 mg/kg. Não se deve exceder a dose diária de 500 mg.

Em alguns casos, o médico pode alterar a posologia da azitromicina em crianças e adultos. É importante que o antibiótico seja utilizado conforme orientação do médico, não devendo ser suspenso sem que haja indicação, pois pode levar à resistência bacteriana e complicações.

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns associados ao uso de Azitromicina são náusea, vômito, diarreia, fezes moles, desconforto abdominal, prisão de ventre ou diarreia e gases. Além disso pode ocorrer tontura, sonolência e perda de apetite.

Veja também o que comer para diminuir os efeitos colaterais.

A Azitromicina corta o efeito do anticoncepcional?

A azitromicina não corta o efeito do anticoncepcional, no entanto pode provocar desequilíbrio da microbiota intestinal, resultando em diarreia e impedindo a absorção correta do anticoncepcional. Por isso, caso haja diarreia nas 4 horas após a toma do anticoncepcional, pode haver o risco da eficácia da pílula ser reduzida.

Quem não deve usar

O uso da Azitromicina é contraindicado para pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula do medicamento e só deve ser usado na gravidez e durante a amamentação caso seja orientado pelo obstetra.

Além disso, não é recomendado para pessoas com doenças hepáticas, renais e com alterações do sistema cardiovascular devido aos possíveis efeitos colaterais e processo de absorção e metabolização do medicamento.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here