Bula de Maleato de Dexclorfeniramina

0
9


O Maleato de Dexclorfeniramina é um anti-histamínico que esta disponível em comprimidos, creme ou xarope, indicados para tratar a alergia, coceira, rinite alérgica, urticária , picada de inseto, conjuntivite alérgica, dermatite atópica e eczemas alérgicos.

Este remédio está disponível em genérico ou com os nomes comerciais Polaramine ou Histamine, por exemplo, ou ainda associado a betametasona, como é o caso do Koide D. Veja para que serve o Koide D e como tomar.

Maleato de Dexclorfeniramina: para que serve e como tomar

Como usar

A posologia do Maleato de Dexclorfeniramina depende da forma farmacêutica usada:

1. Solução oral 2mg/5mL

O xarope é indicado para uso oral e a dose deve ser individualizada, de acordo com a necessidade e resposta individual de cada pessoa:

  • Adultos e crianças maiores de 12 anos: A dose recomendada é de 5mL, 3 a 4 vezes ao dia, não se devendo ultrapassar a dose máxima de 30 mL por dia;
  • Crianças de 6 a 12 anos: A dose recomendada é de 2,5 mL, 3 vezes ao dia, não se devendo exceder a dose máxima recomendada de 15 mL por dia;
  • Crianças de 2 a 6 anos: A dose recomendada é de 1,25 mL, 3 vezes ao dia, não se devendo exceder a dose máxima recomendada de 7,5 mL por dia.

2. Comprimidos

Os comprimidos só devem ser usados por adultos ou crianças maiores de 12 anos e a dose recomendada é de 1 comprimido de 2 mg, 3 a 4 vezes por dia. A dose máxima diária é de 6 comprimidos por dia.

3. Creme dermatológico

O creme deve ser aplicado sobre a área de pele afetada, 2 vezes ao dia, evitando cobrir esse local. Saiba como identificar uma alergia na pele.

Quem não deve usar

Qualquer uma das formas farmacêuticas com maleato de dexclorfeniramina, não deve ser usado por pessoas com alergia a essa substância ativa ou a qualquer outro componente presente na fórmula.

Além disso, não devem ser usados em pessoas que fazem tratamentos com inibidores da monoaminoxidase e só pode ser usado em grávidas e lactantes, se recomendado pelo médico.

A solução oral e o creme são contraindicados em crianças menores de 2 anos e os comprimidos são contraindicados em crianças menores de 12 anos.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ser causados pelos comprimidos e pelo xaropes são sonolência leve a moderada.

O creme pode causar sensibilização e irritação local, especialmente com o uso prolongado. Pode ainda causar ligeira sonolência, se aplicado em áres extensas, devido à sua absorção.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here