Bula de Vacina BCG contra tuberculose

0
55


A BCG é uma vacina indicada para prevenção da tuberculose e é normalmente administrada logo após o nascimento.  Essa vacina não impede a infecção nem o desenvolvimento da doença, mas impede as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meningite tuberculosa, por isso faz parte do calendário básico de vacinação da criança. Saiba mais sobre a tuberculose.

A vacina BCG é composta por bactérias da estirpe Mycobacterium bovis BCG com virulência diminuída (Bacillus Calmette-Guérin), que estimulam o organismo a produzir anticorpos contra esta doença.

A vacina é disponibilizada pelo Ministério da Saúde, sendo normalmente administrada na maternidade ou no posto de saúde. Em hospitais ou clínicas particulares a vacina pode custar R$ 90,00.

Vacina BCG: para que serve e quando tomar

Modo de uso

A vacina BCG deve ser administrada diretamente na camada superior da pele, por um médico, enfermeiro ou profissional de saúde treinado. Geralmente, para crianças com idade inferior a 12 meses a dose recomendada é de 0,05 ml, e para adultos e crianças com idade superior a 12 meses de 0,1 ml. 

Esta vacina é sempre aplicada no braço direito da criança, e a resposta à vacina leva de 3 a 6 meses para aparecer e é notada quando surge uma pequena mancha vermelha elevada na pele, que evolui para uma pequena úlcera e, finalmente, uma cicatriz. A formação da cicatriz indica que a vacina foi capaz de estimular a imunidade no bebê. Além disso, em alguns casos ao longo da vida é preciso tomar um reforço, principalmente para as pessoas que tiveram contato prolongado ou convivência com infectados pela tuberculose.

Possíveis efeitos Colaterais

Normalmente a vacina contra tuberculose não leva ao surgimento de efeitos colaterais, no entanto, pode acontecer inchaço, vermelhidão e sensibilidade no local da injeção, inchaço dos gânglios linfáticos, dor de cabeça, dor muscular e ferida no local da injeção. Ao surgirem esses efeitos colaterais, é indicado ir ao pediatra para que a criança seja avaliada.

Contra Indicações

A vacina é contraindicada para bebês prematuros ou com menos de 2kg, sendo necessário esperar o bebê chegar aos 2kg para que seja administrada a vacina. Além disso, pessoas com alergia a algum componente da fórmula, doenças congênitas ou imunodeprimidas, como infecção generalizada ou AIDS, por exemplo, não devem tomar a vacina.

Se a mulher estiver grávida ou amamentando, possuir algum problema grave de saúde ou se estiver em tratamento com alguns medicamentos, deve conversar com o seu médico antes de iniciar o tratamento. 

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here