Câncer de pulmão tem cura?


O câncer de pulmão é uma doença grave caracterizada pela presença de sintomas como tosse, rouquidão, dificuldade em respirar e emagrecimento.

Apesar da gravidade, o câncer de pulmão tem cura quando identificado precocemente, e o seu tratamento, que pode ser feito com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, podendo durar meses ou anos. No entanto, o mais comum é que o câncer de pulmão seja descoberto já na fase avançada da doença, que se desenvolve muito rápido, havendo menor chance de cura. 

Tempo de vida com câncer de pulmão

O câncer de pulmão é o tipo de câncer que mais mata no mundo, sendo mais comum nos fumantes, sendo essa a causa de quase 90% dos casos. No entanto, também pode surgir em pacientes que estão expostos à fumaça do cigarro constantemente ou a substâncias químicas consideradas cancerígenas, como Arsênio, Carbono ou Chumbo, por exemplo.

A expectativa de vida após a descoberta do câncer de pulmão varia entre 7 meses à 5 anos, dependendo de vários fatores, como estado geral de saúde, tipo de câncer pulmonar e início do tratamento. Mesmo quando este tipo de câncer é descoberto no estágio inicial (T1 = tumor ≤ 3 cm de diâmetro) as chances de cura não são muito grandes, porque tem uma grande possibilidade de voltar, o que acontece em cerca de metade dos casos.

Pulmão direito com câncer

Pulmão direito com câncer

Tratamento para câncer de pulmão

O tratamento para o câncer de pulmão vai depender da gravidade da situação, cabendo ao médico a decisão por cirurgia, radioterapia ou quimioterapia ou a combinação dos três procedimentos, e da adição da terapia biológica. 

Geralmente o câncer é tratado em centros de referência como o INCA – Instituto Nacional do Câncer mas nos casos mais avançados da doença, e dependendo da idade do paciente o médico pode indicar somente os cuidados paliativos, para eliminar a dor e o desconforto, mas sem esperança de curar a doença. 

Veja como é feito o tratamento do câncer de pulmão. 

O tempo médio de início dos sintomas até a diagnóstico dessa doença é de aproximadamente 2 meses, e de início dos sintomas até o início do tratamento oncológico é de mais 2 meses. 

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site