Catabolismo: por que acontece e como evitar a perda de massa muscular


O catabolismo é um processo metabólico do organismo que tem como objetivo produzir moléculas simples a partir de outras mais complexas, como por exemplo a produção de aminoácidos a partir de proteínas, que serão utilizados em outros processos do organismo.

Para que o corpo funcione corretamente, é preciso que o catabolismo aconteça juntamente com o anabolismo, que corresponde ao processo em que moléculas simples são transformadas em moléculas mais complexas, favorecendo o ganho de massa muscular, por exemplo.

O catabolismo acontece de forma natural, no entanto existem situações que favorecem esse processo e levam à diminuição da massa muscular, como por exemplo o jejum prolongado, treino excessivo ou insônia.

O que é o catabolismo muscular e como evitar

Por que acontece

O catabolismo é um processo metabólico natural do organismo e que tem como objetivo a produção de moléculas mais simples e energia para que o organismo consiga funcionar corretamente. Normalmente o catabolismo acontece já durante o processo digestivo, em que o alimento consumido é processado em compostos mais simples para que possam ser armazenados, absorvidos ou transformados em energia que é utilizada nos processos metabólicos.

Para que o corpo fique em equilíbrio que os processos de catabolismo e anabolismo aconteçam em paralelo, no entanto há algumas situações em que as reações catabólicas acontecem mais vezes que as anabólicas, podendo resultar em perda de massa muscular.

Normalmente as pessoas que costumam ficar muito tempo sem comer, treinam muito e não descansam, possuem alimentação inadequada ou são muito estressadas são mais propensas ao catabolismo muscular, isso porque nessas situações as reações catabólicas não acontecem em função do alimento, mas sim de substâncias que já estão presentes no corpo, como por exemplo as proteínas presentes nos músculos, que passam a ser usadas com o objetivo do organismo obter energia, havendo diminuição muscular.

Entenda como funciona o metabolismo.

Como evitar o catabolismo muscular

Para evitar o catabolismo muscular é importante evitar jejum prolongado e ter uma alimentação correta e balanceada, de modo que as reações anabólicas e catabólicas fiquem equilibradas, evitando, assim a perda de massa muscular. Por outro lado, para evitar o catabolismo e ganhar massa magra, é importante favorecer o anabolismo, sendo recomendado:

  • Antes e após o treino é importante ter uma alimentação rica em carboidratos e proteínas, por exemplo, pois esses compostos, por meio de reações catabólicas, são transformados em glicose (energia) e aminoácidos que são utilizados nas reações anabólicas para promover o crescimento muscular. Confira um cardápio completo para ganhar massa muscular;
  • Em alguns casos, o nutricionista pode recomendar o uso de suplementos que favorecem o ganho de massa muscular, pois fornecem compostos mais simples e que, por meio das reações anabólicas, promovem a formação de compostos mais complexos, como as proteínas, por exemplo. Assim, o nutricionista pode recomendar o uso de BCAA, maltodextrina, dextrose, whey protein ou glutamina, por exemplo, de acordo com o objetivo da pessoa e intensidade das atividades físicas praticadas. Veja quais são os principais suplementos para ganhar massa muscular.
  • É recomendado também evitar o consumo de bebidas alcoólicas, pois o álcool pode favorecer o catabolismo, promovendo a perda de massa magra;
  • É importante também evitar situações de estresse, pois nessas situações normalmente há aumento da concentração do hormônio cortisol no sangue, o que pode favorecer o catabolismo, por exemplo. Assim, é interessante realizar atividades que promovam o relaxamento, como assistir um filme ou passear ao ar livre, por exemplo.

Além disso, é importante respeitar os períodos de descanso após os treinos e dormir bem, pois assim não há sobrecarga muscular e dá tempo do organismo repor as energias necessárias para o bom funcionamento do corpo.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site