Clister Glicerinado combate a prisão de ventre e limpa o intestino

0
22


O clister de glicerina é uma solução retal, que contém o princípio ativo Glicerol, que é indicado para o tratamento da prisão de ventre, para realizar exames radiológicos do reto e durante a lavagem intestinal, pois possui propriedades de lubrificação e umidificação das fezes.

O clister glicerinado costuma ser aplicado diretamente no reto, através do ânus, pelo uso de uma pequena sonda aplicadora que vem junto com o produto, específica para a aplicação.

A glicerina é armazenada em embalagens de 250 a 500 mL da solução, sendo que, geralmente, cada mL contém 120 mg do princípio ativo. Este medicamento pode ser comprada nas principais farmácias, com a receita médica, custando em média 6 a 15 reais, a depender da marca e da quantidade do produto.

Para que serve o Clister de Glicerina e como fazer

Para que serve

O clister glicerinado funciona como um atua ajudando a eliminar as fezes do intestino, pois retém água no intestino estimulando os movimentos intestinais. Ele stá indicado para:

  • Tratamento da prisão de ventre;
  • Limpeza do intestino no pré e no pós operatório;
  • Preparo para realização de um exame de enema opaco, também conhecido como clister opaco, que utiliza raio x e contraste para estudar a forma e a função do intestino grosso e reto. Entenda para que serve e como fazer este exame.

Para tratar a prisão de ventre, a glicerina costuma ser indicada quando há uma obstipação recorrente e de difícil tratamento. Confira quais os males de usar remédios laxantes frequentemente.

Como usar

O clister de glicerina é aplicado diretamente por via retal, sendo que a concentração, a quantidade do produto e o número de aplicações dependerá da recomendação do médico, de acordo com a indicação e as necessidades de cada pessoa.

Em geral, a dose mínima recomendada é de 250 mL por dia até no máximo 1000 mL por dia, para uma solução padrão à 12%, e o tratamento não deve exceder 1 semana.

Para a aplicação, o produto não precisa ser diluído, e deve ser feito em dose única. A aplicação é feita com uma sonda aplicadora, que vem junto com a embalagem, que deve ser usada da seguinte forma:

  • Inserir a ponteira da sonda aplicadora ao bico da embalagem do enema, certificando que seja adentrada até a base;
  • Introduzir o tubo de escoamento da sonda aplicadora no reto e pressionar a ampola;
  • Remover o material com cuidado e, em seguida, descartá-lo. Confira mais dicas da aplicação em como fazer um clister em casa.

Uma alternativa ao clister é o uso de supositório de glicerina, que já vem dentro de uma cápula, e é de aplicação mais prática. Confira quando o supositório de glicerina está indicado.

Além disso, a glicerina pode ser diluída junto com solução fisiológica para uma lavagem intestinal e, nestes casos, é inserido um fino tubo através do ânus, que libera gotas no intestino, ao longo de algumas horas, até que o conteúdo intestinal seja eliminado e o intestino se torne limpo.

Possíveis efeitos colaterais

Como o clister de glicerina é um medicamento de ação local, não sendo absorvido para o organismo, os efeitos colaterais são incomuns. No entanto é esperado que surjam cólicas intestinais e diarreia pelo aumento dos movimentos intestinais.

Outros possíveis efeitos colaterais são sangramento retal, irritação anal, desidratação e sintomas de reação alérgica na pele, como vermelhidão, coceira e inchaço. Na presença destes sinais e sintomas é necessário procurar imediatamento o atendimento médico.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here