Coceira na vagina na gravidez pode ser Candidíase


A coceira na vagina é na maior parte dos casos sinal de candidíase, que acontece quando existem um excesso do fungo Candida albicans se densevolvendo na região íntima.

Este sintoma é especialmente frequente no segundo trimestre da gravidez, já que, devido às alterações hormonais comuns da gestação, existe uma diminuição do pH vaginal, facilitando o desenvolvimento do fungo e aumentando o maior risco de ter candidíase.

Teste rápido para identificar se é candidíase

Assim, se está grávida e acha que pode estar com candidíase, faça nosso teste online, marcando os seus sintomas e descubra qual o seu risco:

No entanto a vermelhidão e a ardência ao urinar podem indicar infecção urinária, uma outra situação comum na gravidez, e por isso em caso de dúvida deve-se ir ao médico e fazer exames para fazer o diagnóstico correto. Veja outros sintomas que podem indicar uma infecção urinária na gravidez.

O que fazer em caso de suspeita

A grávida com sintomas de candidíase deve consultar o ginecologista para fazer o diagnóstico correto e iniciar o tratamento com remédios antifúngicos sob a forma de pomada ou comprimidos, como Clotrimazol ou Miconazol.

O médico poderá solicitar exames como o papanicolau para ter certeza da infecção que a mulher possui, porque este exame identifica o agente causador, e também verificar a saúde do bebê.

A candidíase na gravidez não provoca alterações no feto, mas quando não é tratada, pode ser transmitida para o recém-nascido durante o parto, provocando candidíase oral e esta pode passar para o peito da mãe durante a amamentação trazendo dor e desconforto para a mulher.

Como curar a candidíase na gravidez

É recomendado usar os medicamentos indicados pelo obstetra, que podem ser em forma de comprimidos para engolir ou próprios para introduzir na vagina, seguindo as orientações médicas e da bula do medicamento.

Enquanto o remédio não faz efeito, para aliviar os sintomas de candidíase na gravidez, pode-se colocar compressas geladas ou lavar a região afetada com água fria, reduzindo a coceira e a vermelhidão.

Uma boa dica é aumentar a ingestão diária de iogurte, uma vez que possui Lactobacillus que ajudam a equilibrar a flora vaginal, fazendo com que a cura da candidíase seja alcançada mais cedo. Outras medidas que podem ajudar em no vídeo a seguir:

Imagem ilustrativa do vídeo: Como CURAR NATURALMENTE a candidíase

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site