Colostro: O que é e Quando Aparece

0
53


O colostro é o primeiro leite que a mulher produz para amamentar, que pode começar a aparecer a partir dos 4 meses de gestação. Ele é amarelado, muito gordo e muito calórico. É produzido em pouca quantidade, que é compatível ao tamanho do estômago do bebê, durante os 2 ou 3 primeiros dias de vida do bebê.

O colostro não é sinal de gravidez, porém uma secreção branca pode ser libertada pelo mamilo das mulheres depois da estimulação originada no contato íntimo, em qualquer fase do ciclo menstrual.

O colostro contribui para a maturação do trato gastrointestinal do bebê, pois possui substâncias anti-inflamatórias, antimicrobianas e propriedades que ajudam na defesa do organismo do bebê. Isso o protege contra várias doenças, como a diarreia e as alergias, além de fortalecer a relação entre a mãe e o bebê, ser de fácil digestão pelo bebê, estar sempre pronto em qualquer hora e lugar e ser gratuito.

Colostro: O que é e Quando Aparece

Composição do colostro materno

O colostro é mais rico em proteínas, vitamina A e minerais, e menos concentrado em carboidratos e gordura em comparação com o leite materno maduro.

As características do colostro são apropriadas às necessidade do bebê recém-nascido. Além disso, o colostro dura apenas 2 ou 3 dias, momento em que ocorre a “subida do leite” e inicia o leite de transição, ainda com uma coloração amarelada.

Informação nutricional do colostro

  Colostro Leite de transição Leite maduro
Proteína 3,1 0,9 0,8
Gordura 2,1 3,9 4,0
Lactose 4,1 5,4 6,8
Oligossacarídeos 2,4 1,3

Durante a amamentação, se a mãe tiver rachadura nos mamilos é normal que saia colostro com sangue mas o bebê pode mamar mesmo assim porque não é prejudicial para ele. O médico poderá indicar o uso de uma pomada cicatrizante para os mamilos para ser usada durante toda a amamentação que pode evitar estas rachaduras. No entanto, a principal causa de rachadura nos mamilos é a má pega do bebê para mamar. Confira aqui um Guia Completo da amamentação para iniciantes. 

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here