Coma Alcoólico – Sinais e o Que Fazer

0
29


O coma alcoólico acontece quando a pessoa fica inconsciente devido aos efeitos do excesso de álcool no organismo. Geralmente, ele ocorre quando se bebe descontroladamente, ultrapassando a capacidade do fígado de metabolizar o álcool, o que leva à intoxicação do cérebro e de diversos órgãos do corpo. 

Esta condição é considerada um estado grave, e caso não seja rapidamente tratada, pode levar à morte, devido à diminuição da capacidade respiratória, lentificação dos batimentos cardíacos, além de queda dos níveis de glicose no sangue ou outras complicações como desenvolvimento de arritmias, por exemplo. 

Ao se detectar sinais que indiquem coma alcoólico, como perda dos sentidos, sono profundo em que a pessoa não responde aos chamados e estímulos ou dificuldades para respirar, é importante chamar o SAMU ou uma ambulância o mais rápido possível, para evitar o agravamento da situação que pode causar a morte ou graves sequelas neurológicas. 

Coma Alcoólico - Saiba os Sinais de Alerta

Quando pode ser coma alcoólico

Apesar de, inicialmente, o álcool ter um efeito de desinibição, o consumo exagerado desta substância tem o efeito contrário, e acaba causando uma depressão do sistema nervoso, ou seja, resulta em sinais e sintomas como: 

  • Sonolência excessiva;
  • Desmaio ou perda de consciência;
  • Dificuldade em articular palavras ou frases;
  • Incapacidade de se concentrar;
  • Perda da sensibilidade e dos reflexos;
  • Dificuldade em andar ou se manter de pé.

Além disso, a inibição excessiva do sistema nervoso central pode levar à incapacidade de manter a respiração, diminuição dos batimentos cardíacos e queda da pressão arterial, que pode levar à morte, caso o tratamento não seja feito adequadamente.

Estes sinais e sintomas surgem quando o figado, responsável por metabolizar e ajudar a eliminar o álcool, já não consegue metabolizar todo o álcool que é ingerido, o que leva ao aumento da concentração desta substância a níveis tóxicos no sangue. Confira também outros efeitos do álcool no organismo. 

O que fazer em caso de coma alcoólico

Em primeiro lugar, é muito importante estar atento ao surgimento de sintomas que antecedem o coma alcoólico, especialmente a dificuldade em articular palavras ou frases, desorientação, sono e vômitos, pois, caso a pessoa ainda tenha algum nível de consciência e consiga se alimentar, é possível prevenir a piora, através da hidratação com água e ingestão de alimentos, especialmente os açucarados. 

No entanto, caso identifique alguns dos sintomas que indicam o coma alcoólico é necessário chamar rapidamente o atendimento médico, como o SAMU 192, para que a pessoa possa ser socorrida o mais breve possível.

Além disso, até o SAMU chegar, deve-se manter a pessoa deitada de lado, na chamada posição lateral de segurança para evitar possíveis sufocamentos com o vômito. Veja como pode por em prática esta técnica de segurança em Posição lateral de segurança.

Não é recomendado oferecer líquidos, alimentos ou medicações, caso a pessoa não esteja consciente, pois pode aumentar o risco de engasgar. Caso a pessoa apresente um parada da respiração ou dos batimentos cardíacos, é indicado iniciar a manobra de reanimação cardiopulmonar. Confira o que fazer na parada cariorrespiratória. 

Como é feito o tratamento

O tratamento do coma alcoólico pela equipe médica é feito com soro diretamente na veia para hidratação, para ajudar a acelerar a eliminação do álcool e recuperação, além da glicose intravenosa, reposição de vitamina B1 e a regularização dos níveis de eletrólitos, caso estejam alterados. 

Além disso, se necessário, o médico poderá indicar a aplicação de medicamentos antieméticos ou anticonvulsivantes, de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente. Será necessária uma monitorização contínua dos dados vitais da pessoa, pois é possível que haja piora do quadro e uma parada respiratória ou cardíaca. 

Após a recuperação, é indicado alertar o paciente e à família sobre os perigos do alcoolismo e, se for o caso, encaminhar a pessoa a um centro especializado em tratamento do alcoolismo. Saiba como pode ser feito o tratamento do alcoolismo.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here