Como é feita a dieta para imunidade baixa


A dieta para imunidade baixa ou dieta neutropênica é um tipo de dieta que tem como objetivo fortalecer o sistema imune e diminuir o risco de infecção em pessoas que possuem o sistema imunológico enfraquecido devido à leucemia, transplante de medula óssea ou tratamento quimioterápico, por exemplo.

Além disso, pode ser necessário fazer esta dieta por um período prolongado após a cirurgia ou tratamento, e inclusive, em alguns casos a alimentação passa por um processo de esterilização para garantir a destruição de qualquer microrganismo, que possa ter contaminado os alimentos durante ou após a sua preparação.

Assim, esse tipo de dieta é normalmente indicada quando a pessoa possui uma diminuição no número de células de defesa do organismo, os neutrófilos, para valores inferiores a 500 por mm³ de sangue.

Dieta para imunidade baixa

Como é feita a dieta para imunidade baixa

A dieta para imunidade baixa deve ser recomendada pelo nutricionista e consiste principalmente na eliminação dos alimentos que podem aumentar o risco de infecção, como os alimentos crus, por exemplo. Além de ter atenção quanto aos alimentos consumidos, é importante ter cuidados na preparação dos alimentos, lavando bem as mãos e os utensílios de cozinha, além de verificar a validade dos alimentos. Entenda como deve ser feita a higiene alimentar.

Os alimentos geralmente indicados nesse tipo de dieta são aqueles que tiveram de passar por qualquer tipo de processamento para eliminar possíveis microrganismos presentes no alimentos. Dessa forma, alimentos crus ou frutas frescas, por exemplo, não devem ser consumidos, pois podem conter microrganismos que podem causar infecção em pessoas com imunidade baixa.

Alimentos permitidos Alimentos proibidos
Frutas cozidas Frutas cruas
Legumes cozidos Queijo
Pão fresco Iogurte
Leite ultrapasteurizado Nozes, amêndoas, avelãs
Bolachas e biscoitos Sementes
Sucos pasteurizados Enlatados
Sopa fervida Massa crua
Carne, peixe e ovo cozido Ovo frito ou pochê
Queijos pasteurizados Suco de frutas natural
Dieta para imunidade baixa

Cardápio para imunidade baixa

O cardápio para a imunidade baixa deve ser feito por um nutricionista ou nutrólogo de acordo com o grau de enfraquecimento do sistema imune. Uma opção de cardápio para imunidade baixa é:

Café da manhã Leite ultrapasteurizado com cereais e maçã cozida.
Almoço

Coxa de frango grelhada com arroz cozido e cenoura cozida.

Para sobremesa, banana cozida.

Lanche da tarde Suco de frutas pasteurizado e pão fresco com queijo pasteurizado.
Jantar

Pescada cozida com batata cozida e brócolis cozido.

Para sobremesa, pêra cozida.

A dieta para imunidade baixa deve ser acompanhada pelo nutricionista ou médico, pois pode ser necessário fazer suplementação para garantir que o paciente tem todos os nutrientes necessários ao organismo.

Para evitar o enfraquecimento do sistema imune, é recomendado consumir todos os dias alimentos ricos em selênio, zinco, vitaminas e minerais. Por isso, confira todas as dicas no vídeo preparado pela nossa nutricionista:

Imagem ilustrativa do vídeo: O que fazer para melhorar a IMUNIDADE

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site