Como é feita a escova definitiva

0
15


A escova definitiva, também chamada de escova japonesa ou plástica capilar, é um método de alisamento dos cabelos que muda a estrutura dos fios deixando-os permanentemente lisos.

Este tipo de alisamento é indicado para quem tem o cabelo crespo ou ondulado e deseja ter os cabelos definitivamente lisos sem ter que recorrer ao uso do secador e da prancha. Esta escova dura em média de 3 a 8 meses, que é o tempo que o cabelo demora a crescer, sendo necessário retocar somente a raiz. No entanto, recomenda-se realizar uma boa hidratação 1 vez por semana para manter os fios macios e brilhantes por mais tempo.

As pessoas que fizerem a escova definitiva não devem utilizar nenhuma outra química no cabelo, nem mesmo tintura, isso porque pode resultar em danos permanentes ao cabelo. Caso desejem pintar, por exemplo, devem deixar o cabelo crescer e cortar a parte que foi tratada quimicamente.

Escova definitiva: o que é, passo a passo e quanto custa

Passo a passo da escova definitiva

A escova definitiva deve ser feita por um profissional capacitado em um salão de beleza. O passo a passo para a escova definitiva é:

  1. Lavar o cabelo com um shampoo anti-resíduos, para abrir as cutículas dos fios e facilitar a penetração do produto, e secá-los com uma toalha;
  2. Aplicar o produto mecha por mecha e deixar atuar por 40 minutos ou de acordo com a indicação do produto;
  3. Enxaguar o cabelo com água fria ou morna e fazer uma escova;
  4. Depois de escovar, realizar a chapinha e modelar o cabelo do jeito que a pessoa deseja;
  5. Aplicar o produto neutralizante em todo o cabelo e deixar agir por aproximadamente 20 minutos.

Dependendo do produto utilizado, pode ser necessário lavar novamente o cabelo com shampoo e condicionador e finalizar com escova seguida de chapinha. Esse tipo de alisamento tem resultados definitivos, somente sendo necessário realizar retoque da raiz a cada 3 a 8 meses, dependendo do tipo de cabelo da pessoa.

A escova definitiva não causa danos ao cabelo e nem ao couro cabeludo da pessoa, principalmente se a mulher não tiver realizado nenhum procedimento químico anteriormente. Isso porque o produto para a realização da escova definitiva é constituído por substâncias à base de tioglicolato de amônia, guanidina e hidróxidos, atuando diretamente na cadeia de aminoáciodos presentes nos fios de cabelo e alterando seu formato, ou seja, deixando-o liso.

No entanto, caso a pessoa já tenha feito procedimentos químicos capilares ou possua algum tipo de alergia de contato, é importante que passe por uma avaliação do dermatologista para que seja verificado qual o melhor produto para alisar o cabelo definitivamente e, assim, resultar em danos permanentes no cabelo ou no couro cabeludo.

Principais produtos

O produto utilizado para escovar definitivamente os cabelos deve ser escolhido de acordo com o tipo de cabelo da pessoa, devendo ser recomendado também a realização de hidratação para evitar o ressecamento dos fios e deixá-los com o aspecto brilhoso.

Algumas marcas que comercializam produtos para realizar a escova definitiva são a Loreal, Tanagra, Wella e Matrix. Alguns bons produtos para hidratação capilar indicados para uso de quem fez escova definitiva são os da Loreal profissional, OX, Maroccanoil, Elseve e Schwarzkopf.

Preço da escova definitiva

O preço da escova definitiva varia de acordo com o salão de beleza, comprimento e volume do cabelo, podendo custar entre R$ 200 e R$ 800,00.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here