Como é feito o tratamento natural e com remédios para dor de cabeça


O tratamento para dor de cabeça pode incluir analgésicos, como Paracetamol, ou a adoção de técnicas simples e naturais, como aplicar uma compressa fria na testa, repousar ou consumir chás e, pode variar com a intensidade ou mesmo com a frequência da dor. Conheça os 3 melhores chás para acabar com a dor de cabeça.

A dor de cabeça, também conhecida por cefaleia, pode surgir associado a uma doença como sinusite ou gripe, devido a tensão nos músculos, quando a pessoa vê mal, passa muito tempo sem comer, não dorme bem, está estressada ou está exposta ao calor, por exemplo.

Desta forma, para tratar corretamente a dor de cabeça é importante perceber a sua causa e assim, escolher a forma mais adequada para a tratar eficazmente. Confira 5 passos para aliviar as dores de cabeça sem remédio.

Tratamento para dor de cabeça

Tratamento natural

A dor de cabeça pode ser tratada com algumas opções naturais, não sendo necessário o uso de qualquer tipo de medicamento. As formas naturais de alívio da dor de cabeça são:

  • Compressa fria na testa ou na nuca, pois a constrição dos vasos sanguíneos na cabeça ajudam a reduzir a dor de cabeça;
  • Beber chá, como o chá de camomila, chá de sementes de limão ou chá boldo, por exemplo, pois ajudam a relaxar e aliviar as dores – veja quais são os melhores chás para dor de cabeça;
  • Fazer escalda pés, pois ajuda a relaxar e, assim, aliviar as dores da dor de cabeça. Saiba mais sobre o tratamento natural para dor de cabeça;
  • Ter uma alimentação rica em alimentos calmantes, como banana, salmão ou sardinha, por exemplo, pois melhoram a circulação do sangue e, por isso, diminuem a dor de cabeça. Saiba quais são os melhores alimentos para tratar a dor de cabeça;
  • Infusão com óleo de alecrim, pois esse óleo é capaz de reduzir a produção e liberação do cortisol, aliviando as dores de cabeça caso seja causada por estresse, por exemplo. Veja como usar o óleo de alecrim para aliviar as dores de cabeça;

Além disso, para aliviar as dores de cabeça, é importante ficar em um lugar calmo, sem luz ou ruído, respirar lentamente, tomar um banho relaxante, evitar pensar em situações estressantes ou que possam favorecer as dores e fazer uma massagem na cabeça. Veja como fazer a massagem para dor de cabeça.

Tratamento com remédios

Caso a dor de cabeça não seja solucionada com as técnicas naturais, pode ser necessário fazer uso de algum medicamento, que deve ser indicado pelo médico, preferencialmente. O remédio indicado varia de acordo com a duração e intensidade das dores, podendo ser:

  • Tratamento para dor de cabeça esporádica, que é aquela que surge uma vez por mês ou menos e tem intensidade leve ou moderada e, podendo o tratamento ser feito com o uso de analgésicos de venda livre nas farmácias caso o tratamento natural naõ tenha efeito, como por exemplo Paracetamol, Tylenol e Naldecon;
  • Tratamento para dor de cabeça crônica, também conhecida por dor de cabeça constante, podendo o tratamento ser feito com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, como Zomig, Migraliv e Nortriptilina que devem ser indicados pelo médico. Saiba quais são as principais causas da dor de cabeça constante;
  • Tratamento para enxaqueca, que é uma dor de cabeça muito forte que dura em média 3 dias e o seu tratamento pode ser feito com medicamentos para aliviar a dor, suplementação com vitaminas do complexo B e ácido fólico por aproximadamente 6 meses consecutivos, que devem ser recomendados pelo médico.

Em todos os casos, associar o tratamento natural com o medicamentoso é mais eficaz para aliviar a dor. Veja quais são os remédios mais indicados para dor de cabeça.

Tratamento para dor de cabeça

Tratamento na gravidez

O tratamento da dor de cabeça na gravidez deve ser feito sob orientação médica, no entanto existem alguns tratamentos naturais que podem ser feitos pela gestantes para aliviar as dores, como por exemplo chá de camomila, escalda pés com uma bolinha de ping-pong, massagem na cabeça e descanso em um ambiente silencioso e calmo. Saiba como tratar a dor de cabeça na gravidez.

Quando ir ao médico

A pessoa que sente dor de cabeça deve ir no médico quando a dor:

  • Não passa ao final de 4 dias;
  • Piora com o tempo;
  • A dor impede de trabalhar, fazer atividade de lazer e do dia-a-dia;
  • Não passa com analgésicos indicados pelo médico;
  • Surge associada com dificuldade em enxergar;
  • Após um acidente de trânsito com ou sem pancada da cabeça.

Nestes casos o médico avalia a necessidade de prescrever remédios ou mesmo fazer exames para o paciente iniciar o tratamento mais adequado para terminar com as dores de cabeça.

Caso a dor de cabeça seja devido à menopausa, por exemplo, pode ser recomendado pelo médico o uso de alguns medicamentos quando a terapia hormonal ou o tratamento natural não têm efeito. Veja como combater a dor de cabeça na menopausa.

Para conhecer algumas dicas veja o vídeo:

Imagem ilustrativa do vídeo: Alimentos para aliviar a dor de cabeça

Saiba mais sobre a dor de cabeça em: Dor de cabeça.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site