Como fazer o Mini Exame do Estado Mental

0
18


O mini exame do estado mental, conhecido originalmente como Mini Mental State Examination, ou apenas Mini Mental, é um tipo de teste que permite avaliar de forma rápida a função cognitiva de uma pessoa.

Assim, este exame pode ser usado não só para avaliar se alguém tem défice cognitivo, mas também para avaliar a função mental de idosos com demência ao longo do tempo. Com essa avaliação é possível ir avaliando o resultado do tratamento, por exemplo, já que se o resultado melhorar, é sinal de que o tratamento está tendo um impacto positivo.

Mini mental: Exame do estado mental

Como é feito o exame

O mini exame do estado mental avalia 5 grandes áreas da função cognitiva, que incluem a orientação, a retenção, a atenção e cálculo, a evocação e a linguagem.

Cada área possui um conjunto de questões que, se forem respondidas de forma correta, somam 1 ponto por cada resposta certa:

1. Orientação

  • Em que ano estamos?
  • Em que mês estamos?
  • Em que dia do mês estamos?
  • Em que estação do ano estamos?
  • Em que dia da semana estamos?
  • Em que país estamos?
  • Em que estado/distrito você mora?
  • Onde você mora?
  • Onde estamos agora?
  • Em que piso estamos?

Por cada resposta certa, deve atribuir-se 1 ponto.

2. Retenção

Para avaliar a retenção deve-se dizer 3 palavras diferentes para a pessoa, como “Pêra”, “Gato” ou “Bola” e pedir para que a pessoa as decore. Passado alguns minutos deve-se pedir à pessoa para repetir as 3 palavras e, por cada palavra correta, deve-se dar 1 ponto.

3. Atenção e cálculo

A atenção e o cálculo podem ser avaliados através de um técnica simples que consiste em pedir à pessoa para ir contando desde 30 para trás, subtraindo sempre 3 números. Deve-se pedir pelo menos 5 números, e por cada certo atribuir 1 ponto.

Caso a pessoa erre ao subtrair, deve-se continuar subtraindo os 3 números desde o número que foi dado como errado. No entanto, só se deve permitir 1 único erro ao subtrair.

4. Evocação

Esta avaliação só deve ser feita se a pessoa se lembrou das 3 palavras no teste da “retenção”. Nesse caso, deve-se pedir para que a pessoa volte a dizer as 3 pavras. Por cada palavra certa deve dar-se 1 ponto.

5. Linguagem

Neste grupo deve-se fazer várias questões:

a) Mostrar o relógio de pulso e perguntar “Como se chama isto?”

b) Mostrar um lápis e perguntar “Como se chama isto?”

c) Pedir para a pessoa repetir a frase “O rato rói a rolha”

d) Pedir para a pessoa seguir as ordens “Vou dar-lhe um papel. Quando eu lhe entregar o papel, pegue nele com a mão direita, dobre-o ao meio e coloque-o no chão”. Dar 1 ponto por cada ação bem executada: pegar com a mão direita, dobrar o papel e colocar no chão.

e) Mostrar um cartão com algo escrito para a pessoa e pedir para que leia e faça a ordem simples que está no cartão. A ordem pode ser “Feche os olhos” ou “Abra a boca”, por exemplo. Dar 1 ponto caso a pessoa faça corretamente.

f) Pedir à pessoa para escrever uma frase. A frase deve conter pelo menos 1 sujeito, 1 verbo e fazer sentido. Deve dar-se 1 ponto caso a frase esteja certa. Erros gramaticais ou de escrita não devem ser considerados.

g) Copie este desenho:

Mini mental: Exame do estado mental

Para considerar a cópia do desenho correta os 10 ângulos devem estar presentes e as imagens devem se cruzar em 2 pontos, devendo-se atribuir 1 ponto, caso isso aconteça.

Como calcular o resultado

Para saber o resultado do teste deve-se somar todos os pontos obtidos durante o teste e depois comparar com os intervalos abaixo. A pessoa é considerada com defeito cognitivo quando a pontuação é igual ou inferior a:

  • Em analfabetos: 18
  • Em pessoas com escolaridade entre 1 a 3 anos: 21
  • Em pessoas com escolaridade entre 4 a 7 anos: 24
  • Em pessoas com mais de 7 anos de escolaridade: 26

Os resultados variam de acordo com a escolaridade pois algumas questões só podem ser respondidas por pessoas com alguma educação formal. Assim, esta divisão ajuda a garantir que o resultado é o mais adequado.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here