Como identificar a depressão pós parto


A depressão pós parto é comum e pode acontecer tanto em homens quanto em mulheres, podendo ser desencadeada pelo medo de se tornar mãe, aumento da responsabilidade, ser mãe solteira ou ter dificuldades no relacionamento, por exemplo.

Os sintomas desse tipo de depressão podem ser percebidos logo após o nascimento, em que a mulher sente-se triste o tempo todo, não se interessa pelo bebê, tem baixa auto-estima e não se sente capaz de cuidar de si e do bebê, por exemplo.

10 Sintomas da depressão pós-parto

Sintomas de depressão pós parto

Os sintomas de depressão pós-parto podem surgir logo após o parto, ou até um ano após o nascimento do bebê, e geralmente incluem:

  1. Tristeza constante;
  2. Sentimento de culpa;
  3. Baixa auto-estima;
  4. Desânimo e cansaço extremo;
  5. Pouco interesse pelo bebê;
  6. Incapacidade para cuidar de si e do bebê;
  7. Medo de ficar sozinha;
  8. Falta de apetite;
  9. Falta de prazer nas atividades diárias;
  10. Dificuldade para pegar no sono.

Nos primeiros dias e até ao primeiro mês de vida do bebê, é normal que a mulher apresente alguns destes sintomas, pois a mãe necessita de tempo para se adaptar às necessidades do bebê e às mudanças na sua vida.

Porém, quando os sintomas de depressão pós-parto se mantêm por 2 semanas ou mais, é aconselhável consultar um psiquiatra para avaliar a situação e iniciar o tratamento adequado.

Se existe a suspeita desse transtorno, responda agora:

Sintomas de depressão pós-parto no homem

Os homens também podem apresentar depressão pós-parto, podendo os sintomas serem percebidos desde o final da gestação até o primeiro ano de vida do bebê. O homem normalmente apresenta irritabilidade e impaciência, tristeza, pensamentos negativos, falta de vontade para conviver com outras pessoas, choro fácil e constante, falta de apetite e ansiedade, por exemplo.

Além disso, o homem pode ter falta de atenção e, no caso de ter outros filhos, ter dificuldade para se relacionar com seus filhos.

Geralmente, os sintomas de depressão pós parto nos homens estão relacionados com o aumento de responsabilidades, relacionadas com fornecer uma boa vida ao bebê e dar suporte emocional à esposa. Assim, o homem com sintomas de depressão pós-parto também deve consultar um psicólogo ou psiquiatra para iniciar o tratamento adequado.

Confira como pode ser feito o tratamento para curar a depressão pós-parto em homens e mulheres.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site