Como identificar a presença de sangue nas fezes


O presença de sangue nas fezes pode ser indicativo de diferentes doenças, como hemorroidas, fissuras anais, diverticulite, úlceras no estômago e pólipos intestinais, por exemplo,  e deve ser comunicado ao gastroenterologista se a presença de sangue for frequente, para que seja investigada a causa, seja feito o diagnóstico e, assim, possa ser feito o tratamento. Saiba o que pode causar o sangue nas fezes.

Para verificar a presença de sangue nas fezes, é importante estar atento a alguns sinais que podem indicar problemas no intestino, como:

  1. Cor avermelhada da água do vaso sanitário após evacuar;
  2. Presença de sangue no papel higiênico;
  3. Manchas avermelhadas nas fezes;
  4. Fezes muito escuras, pastosas e com mal cheiro.

Além disso, a cor do sangue também pode indicar de que região do intestino vem o sangramento. O sangue vermelho vivo nas fezes, por exemplo, indica problemas no intestino, reto ou ânus, enquanto que se a cor do sangue for escura, indica que a origem do sangramento é mais alta, como na boca, esôfago ou estômago, por exemplo. Veja mais sobre O que pode ser sangue vermelho vivo nas fezes.

Como saber se as fezes vermelhas indicam a presença de sangue

O que fazer

Ao identificar a presença de sangue nas fezes, deve-se procurar um médico gastroenterologista para avaliar a causa do sangramento. Em geral, são prescritos exames de fezes, endoscopia e colonoscopia para verificar a presença de alterações no esôfago, estômago ou intestino.

Assista o vídeo seguinte e saiba como fazer corretamente a recolha de fezes:

Imagem ilustrativa do vídeo: EXAME DE FEZES

O tratamento é feito de acordo com a causa do problema, sendo também importante verificar a presença de anemia devido às perdas de sangue através do intestino.

Para saber se tem uma doença intestinal mais grave, veja quais são os sintomas de câncer no intestino.

Como prevenir

Para prevenir o surgimento de sangue nas fezes é importante ter uma dieta balanceada, rica em fibras, verduras, legumes, linhaça e frutas que soltam o intestino, como laranja e uva com casca. Além disso, é indicado beber muita água, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro e praticar exercícios físicos regulares. Essas atitudes são capazes de melhorar o funcionamento do intestino e prevenir doenças intestinais.

Também é recomendado realizar a partir dos 50 anos, mesmo que não haja sintomas ou não se perceba o sangue nas fezes, a realização da pesquisa de sangue oculto nas fezes com o objetivo de diagnosticar precocemente o câncer de intestino. Veja como é feita a pesquisa de sangue oculto nas fezes.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site