Como o diabético pode se proteger de doenças cardíacas

0
19


Todo diabético precisa diminuir a ingestão de sal e de gorduras na alimentação para se proteger de doenças cardíacas como hipertensão e aterosclerose. Além disso também é importante manter o peso controlado, fazer atividade física regularmente e manter a taxa de açúcar no sangue sob controle.

Os diabéticos têm mais chances de desenvolver doenças porque o aumento da glicose faz com que o sal presente no sangue favorece a hipertensão, e as alterações na pressão arterial juntamente com o excesso de açúcar no sangue faz com que aumente o risco de aterosclerose.

Veja o que o diabético pode fazer para prevenir problemas cardíacos:

1. Reduzir o consumo de sal e gordura

Para reduzir o consumo de sal e de gorduras deve-se diminuir a quantidade de sal adicionado na preparação das refeições e preferir a utilização de ervas aromáticas, como coentro, salsa e manjericão. Além disso, também é necessário reduzir o consumo de produtos industrializados ricos em sal como caldos knorr, molho de soja, molho inglês, sopas em pó, linguiças, salgadinhos de pacote e queijos como parmesão e cheddar. Veja mais exemplos em: Alimentos ricos em sódio.

Para reduzir a ingestão de gorduras deve-se evitar frituras, comida pronta congelada, carnes vermelhas, salsichas, linguiças, bolachas recheadas, leite integral e queijos amarelos, como cheddar e catupiry, fast food e bebidas alcoólicas. 

Assista as dicas da nutricionista para fazer uma alimentação saudável:

Imagem ilustrativa do vídeo: Alimentação para DIABÉTICO

2. Controlar o peso

Para controlar o peso deve-se aumentar a ingestão de fibras nas refeições, pois elas dão a sensação de saciedade e reduzem a absorção de gorduras no intestino. Além das refeições principais, deve-se fazer os lanches da manhã e da tarde para ajudar o funcionamento adequado do organismo e evitar a sensação de fome constante. Veja mais dicas para controlar o peso em Dicas simples para emagrecer sem sacrifício.

Substituir o sal por ervas aromáticas

Substituir o sal por ervas aromáticas

Evitar os alimentos ricos em sal

Evitar os alimentos ricos em sal

Evitar os alimentos ricos em gordura

Evitar os alimentos ricos em gordura

3. Fazer atividade física 3 vezes por semana

O exercício físico aumenta os músculos no corpo, o que ajuda a reduzir a quantidade de açúcar no sangue. Um bom exemplo é a caminhada, pois é um exercício simples e apenas cerca de 30 minutos de caminhada diários, ou 1 hora 3 vezes por semana, já trazem benefícios como melhora da circulação sanguínea e redução da pressão arterial, contribuindo para a saúde do coração.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here