Como prevenir o oxiúrus – Tua Saúde


A prevenção do oxiúrus deve ser feita não só pela família, mas também pela própria pessoa infectada, pois pode haver reinfecção, além de que a transmissão desse parasita é muito fácil, devendo a pessoa adotar medidas que diminuam as chances de auto-infecção e transmissibilidade.

Assim, é importante ter o hábito de lavar bem as mãos, cortar as unhas, não colocar as mãos ou os dedos na boca e lavar regularmente roupas de cama e toalhas com água quente, por exemplo, pois isso evita a transmissão e a reinfecção por esse parasita.

Como prevenir o oxiúrus

Como prevenir

A prevenção da infecção pelo Enterobius vermicularis, parasita responsável pela doença, deve ser feita com medidas simples, como:

  • Não sacudir a roupa de cama da pessoa infectada pela manhã, mas sim enrolar e lavar em água fervente todos os dias. O verme possui hábito noturno, ou seja, a fêmea do verme coloca os ovos na região anal à noite, e o fato da criança coçar, por exemplo, pode fazer com que os ovos sejam espalhados na roupa de cama.
  • Cortar as unhas e evitar roê-las, pois evita que os ovos sejam transportados e que haja auto-infecção;
  • Limpar a casa com aspirador, pois evita que os ovos sejam espalhados;
  • Ter atenção à qualidade de água, evitando consumir água que aparentemente não esteja própria para consumo;
  • Lavar bem os alimentos antes de prepará-los. Os alimentos que são consumidos com casca devem permanecer de molho numa bacia com 1 litro de água e 1 colher de cloro por pelo menos 20 minutos.
  • Fazer a higienização correta das mãos antes e depois de ir ao banheiro, bem como antes de preparar os alimentos.

Além dessas medidas de prevenção, é importante realizar o tratamento conforme a orientação do médico. Além disso, é recomendado tomar banho de chuveiro logo de manhã, para eliminar os ovos e passar a pomada na região perianal antes de dormir. Conheça os remédios para oxiúrus.

Durante a gravides, é importante que a mulher adote as medidas de prevenção, pois não é aconselhado que faça uso de qualquer medicamento para eliminar o verme. Nesses casos, são aconselhados remédios naturais, como o chá de semente de abóbora, por exemplo, mas que deve ser consumido sob recomendação do obstetra.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico dessa doença é feito por meio do método de Graham, também conhecido como método da fita adesiva, que consiste na colocação em um tubo de ensaio da fita com a parte adesiva para fora e, em seguida, apoia-se várias vezes a fita da região perianal.

Em seguida, deve-se colocar a fita sobre uma lâmina de vidro para ser analisada no microscópio. É possível visualizar no microscópio estruturas, em forma de D, que corresponde aos ovos do parasita.

Normalmente esse exame é solicitado quando há suspeita da infecção pelo verme, ou seja, quando é observado que a criança coça muito a região anal e apresenta prurido, por exemplo. Veja quais são os sintomas de oxiúrus.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site