Como usar a Dexametasona – Tua Saúde


O Decadron é um remédio que contém a substância ativa Dexametasona, um corticoide com potente ação anti-inflamatória que é muito utilizado para tratar vários tipos de problemas de alergia ou problemas inflamatórios do corpo.

Este medicamento pode ser comprado nas farmácias convencionais, com receita médica, sob várias formas, como comprimidos, elixir ou injetável, de forma a facilitar a sua aplicação de acordo com o local e o problema a tratar.

O preço deste medicamento pode variar entre 5 e 20 reais, dependendo da sua dosagem e forma de apresentação.

Para que serve e efeitos da Dexametasona (Decadron)

Para que serve

O Decadron está indicado para tratar vários problemas alérgicos e inflamatórios, incluindo distúrbios reumáticos, da pele, oculares, glandulares, pulmonares, sanguíneos e gastrintestinais.

As injeções intravenosas e intramusculares são aconselhadas nas doenças agudas. Uma vez superada a fase aguda, o injetável deve ser substituído, se possível, pela terapia com corticoides via oral.

Como tomar

A posologia do Decadron pode variar muito e por isso é importante seguir cuidadosamente a recomendação do médico. Os intervalos posológicos que geralmente são recomendados estão listados a seguir:

1. Elixir e comprimidos

A dose inicial varia entre 0,75 e 15 mg por dia, dependendo da doença a tratar, da sua gravidade e da resposta da pessoa. A dose deve ser reduzida gradualmente ao longo do tratamento, se este durar alguns dias.

2. Injetável

A posologia inicial de Decadron injetável, que é geralmente utilizada pode variar entre 0,5 e 20 mg por dia, dependendo da doença específica a ser tratada. A administração do injetável deve ser realizada por um profissional de saúde. 

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com Decadron são retenção de líquidos, insuficiência cardíaca congestiva em pacientes suscetíveis, alcalose hipocalêmica, hipertensão, fraqueza muscular, perda de massa muscular, osteoporose, fragilidade nos ossos, problemas gastrointestinais, atraso na cicatrização de feridas, fragilidade da pele, acne, petéquias e equimoses, eritema, suor excessivo, dermatite alérgica, urticária e edema angioneurótico.

Além disso, podem ainda ocorrer convulsões, aumento da pressão intracraniana, vertigem, dor de cabeça, depressão, euforia e distúrbios psicóticos, alterações no sistema endócrino, distúrbios oftálmicos, imunossupressão, reação anafilactoide e candidíase orofaríngea. Também pode haver uma diminuição no número de linfócitos e monócitos e ocorrer arritmias cardíacas e cardiomiopatias, hipersensibilidade, tromboembolia, aumento de peso, aumento de apetite, náusea, mal-estar e soluços.

Quem não deve tomar

O Decadron é contraindicado em pessoas com infecções fúngicas sistêmicas ou com hipersensibilidade aos sulfitos ou quaisquer componentes presentes na fórmula. Além disso não deve ser administrado em pessoas que tenham tomado recentemente vacinas de vírus vivo.

No caso de mulheres grávidas ou que estão em fase de amamentação, este medicamento só deve ser utilizado com orientação do obstetra.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site