Cordas vocais inflamadas – Tua Saúde

0
9


A inflamação nas cordas vocais pode ser causada pode ter várias causas, no entanto todas são resultados do abuso vocal, sendo assim muito comum em cantores, por exemplo.  As cordas vocais são responsáveis pela emissão dos sons e estão localizadas no interior da laringe. Dessa forma, qualquer alteração na laringe pode afetar as cordas vocais e, consequentemente, a voz.  

As cordas vocais inflamadas podem ser notadas quando a pessoa apresenta dor na garganta, rouquidão ou alteração no tom da voz, devendo a partir desse momento poupar a voz e beber bastante água para manter a garganta hidratada. O tratamento pode ser feito com o auxílio de um fonoaudiólogo, que a depender da causa e dos sintomas irá definir a melhor forma de tratar a inflamação.

Cordas vocais inflamadas

Principais causas

A inflamação nas cordas vocais pode ter várias causas, como por exemplo:

Além dessas causas, a inflamação nas cordas vocais pode acontecer por causa da presença de cisto ou tumor nas cordas vocais ou laringe, mas isso é mais raro. Normalmente, as pessoas que possuem a voz como principal ferramenta de trabalho, como cantores e professores, tendem a ter mais vezes as cordas vocais inflamadas. 

Sintomas de cordas vocais inflamadas

Os sintomas das cordas vocais inflamadas geralmente incluem:

  • Rouquidão; 
  • Voz baixa ou perda da voz;
  • Dor de garganta;
  • Dificuldade para falar;
  • Alteração no tom da voz, o que pode dificultar o trabalho de oradores e cantores;
  • Paralisia das cordas vocais.

O diagnóstico da inflamação nas cordas vocais pode ser feito pelo médico clínico geral ou otorrinolaringologista através da observação dos sintomas apresentados e pode ser confirmado através de exames que permitem a visualização das cordas vocais como espelhos ou endoscopia alta.

Como é feito o tratamento

O tratamento para cordas vocais inflamadas varia conforme a gravidade da doença. Em alguns casos pode ser indicado que a pessoa evite falar, poupando ao máximo sua voz, e beba bastante água para manter a garganta devidamente hidratada. No entanto, um fonoaudiólogo poderá ser necessário para realizar uma série de exercícios que possam auxiliar na recuperação da voz.

O que se pode fazer para aliviar o desconforto e auxiliar no tratamento das cordas vocais inflamadas é:

  • Poupar ao máximo a voz, evitando falar ou cantar;
  • Sussurrar sempre que possível para comunicar-se;
  • Ingerir no mínimo 2,5 litros de água por dia para manter toda a região da garganta hidratada;
  • Evitar alimentos muito quentes ou muito frios para poupar a garganta.

Quando a inflamação nas cordas vocais é causada por doenças mais graves como cistos ou câncer, o médico poderá indicar outros tratamento que podem incluir remédios ou cirurgia.

Opção caseira

O tratamento caseiro é simples e tem como objetivo aliviar os sintomas, principalmente a rouquidão e a dor de garganta. Uma boa opção é o gargarejo de limão com pimenta e o xarope de gengibre e própolis. Saiba essas e outras receitas de tratamento caseiro aqui.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here