Creme para Olheiras – Tua Saúde


As olheiras caracterizam-se por uma diferença de tonalidade da pele na região logo abaixo dos olhos, podendo dar um aspeto cansado e envelhecido. As olheiras podem ter uma tonalidade azulada, causada pela dilatação dos vasos sanguíneos, que é bastante visível porque a pele nesta região é muito fina, ou acastanhada, devido a um excesso de produção de melanina na região, que geralmente piora com a idade.

Existem várias formas de reduzir ou disfarçar as olheiras, como com tratamentos de estética, cremes ou maquilhagem, que têm um melhor resultado quando são adotados hábitos de vida saudáveis, como fazer uma dieta equilibrada, dormir bem e usar filtro solar diariamente.

Os melhores cremes para tratar as olheiras devem ter na sua composição alguns dos ingredientes seguintes:

Creme para Olheiras

1. Cafeína

A cafeína é um ingrediente que ativa a circulação sanguínea, devido à sua ação vasoconstritora e descongestionante e fortalece também os vasos sanguíneos, reduzindo a sua permeabilidade. Além disso, este ativo não só é compatível com os antioxidantes, como potencia também a sua ação na pele.

Exemplos de cremes: L’Oreal Revitalift roll on olhos; Neostrata Skin Active Intensive Eye Therapy; Vichy Ideália Olhos.

2. Arnica

A arnica é uma planta que ajuda a fortalecer as paredes dos capilares sanguíneos da região das olheiras, melhorando a circulação e reduzindo a permeabilidade e retenção de líquidos. Além disso, é anti-inflamatória, ajudando a reduzir o inchaço causado pela vasodilatação.

Exemplos de cremes: Lierac Diopticerne Fluído Corretor de Olheiras.

3. Retinol

O retinol é um ativo clareador, que uniformiza o tom da pele na região das olheiras. Além disso, tem ainda a capacidade de estimular a renovação celular e a síntese de colágeno, fortalecendo a pele nesta região.

Exemplos de cremes: Avéne PhysioLift olhos; Sesderma Retises Contorno de Olhos, La Roche Posay Redermic R olhos.

4. Niacinamida

A niacinamida ou vitamina B3, tem também uma ação clareadora da pele, que ajuda a reduzir a pigmentação acastanhada das olheiras e a estimular a produção de colágeno.

Exemplos de cremes: Vichy Ideália Olhos.

5. Vitamina C

A vitamina C é um ativo muito usado para clarear manchas de pele. Esta vitamina reduz a produção de melanina, uniformizando o tom de pele da olheira acastanhada. Além disso, também contribui para a produção de colágeno e elastina, que conferem maior densidade e firmeza à pele, diminuindo por isso as bolsas e olheiras.

Exemplos de cremes: Sesderma Retises Contorno de Olhos; Sesderma C-vit Contorno de olhos.

Creme para Olheiras

6. Peptídeos

Os peptídeos são fragmentos compostos por aminoácidos que podem ter diversas ações. Geralmente a sua ação nas olheiras é a de eliminar os depósitos de pigmento e reduzir a permeabilidade dos capilares sanguíneos em torno dos olhos, prevenindo a acumulação de líquidos.

Exemplos de cremes: Neostrata Skin ACtive Intensive Eye Therapy; Clinique Even Better Eyes, Mary Kay TimeWise Repair Volu-Firm Olhos.

7. Ácido hialurônico

O ácido hialurônico hidrata e fortalece a pele. Além disso, pode ainda ser usado em clínicas de estética para fazer injeção local, com resultados visíveis que duram cerca de um ano.

Exemplos de cremes: Avéne PhysioLift olhos; Neostrata Skin Active Intensive Eye Therapy.

8. Partículas com efeito soft focus

Os cremes para olheiras podem ter na sua composição ingredientes que refletem e difundem a luz, como a mica e o dióxido de titânio, por exemplo, ajudando a disfarçar o seu aspeto.

Exemplos de cremes: Clinique Even Better Eyes; Vichy Ideália Olhos.

9. Pigmentos 

Alguns cremes para olheiras contêm pigmentos na sua composição que ajudam a disfarçar a tonalidade da olheira. Geralmente, esses pigmentos são cores complementares da mancha, por isso, para manchas azuladas/arroxeadas deve-se usar amarelo/alaranjado e para as acastanhadas deve-se usar o tom salmão/lilás/roxo.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site