Demência vascular: o que é, principais sintomas e tratamento


A demência vascular é um tipo de alteração de áreas do cérebro decorrente, principalmente, de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), dando origem a sintomas como dificuldade para realizar atividades do dia-a-dia, perda de memória e dificuldade para falar, por exemplo.

Esse tipo de demência é irreversível, no entanto é possível ser tratada a fim de se evitar a progressão, sendo indicado pelo médico medidas que podem reduzir as chances de AVC, como parar de fumar, praticar atividades físicas e ter uma alimentação balanceada, por exemplo.

Sintomas da demência vascular e como é feito o tratamento

Sintomas da demência vascular

A demência vascular é caracterizada por pequenas interrupções do fluxo sanguíneo, chamado de infarto, que ocorrem no cérebro ao longo da vida e que podem resultar na demência. A falta de sangue no cérebro leva a consequência neurológicas e que podem resultar em dependência, como por exemplo:

  • Perda da memória;
  • Dificuldade para falar;
  • Dificuldade para realizar atividades simples do dia-a-dia, como andar e comer, por exemplo, gerando dependência;
  • Desnutrição, pois pode haver dificuldade para engolir;
  • Falta de atenção;
  • Desequilíbrio;
  • Aumento das chances de infecção.
  • Problemas de coordenação.

A demência vascular é uma doença progressiva e com sintomas irreversíveis que normalmente é consequência de um AVC, que ocorre principalmente devido à situações que podem interferir na circulação, como pressão alta, diabetes, pressão alta e tabagismo, por exemplo. Veja quais são as principais causas de AVC.

O diagnóstico da demência vascular é feito por meio de exames neurológicos e de imagem, como ressonância magnética e tomografia computadorizada, além do médico avaliar os sintomas apresentados pelo paciente e os hábitos de vida.

Como é feito o tratamento

O tratamento da demência vascular é feito com o objetivo de evitar a progressão da doença e aliviar os sintomas, uma vez que não tem cura. É possível, também, evitar a ocorrência de AVC e, consequentemente, da demência vascular por meio de algumas atitudes que podem ser implementadas no dia-a-dia, como por exemplo a prática de atividades físicas e a alimentação balanceada e saudável. Entenda como é feito o tratamento para AVC.

Além disso, o médico pode indicar medicamentos específicos que possam tratar doenças de base, como hipertensão e diabetes, que são fatores que aumentam a chance de se ter um AVC no futuro.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site