Dengue tipo 4: Sintomas e Tratamento


A dengue tipo 4 é um dos quatro tipos diferentes de dengue transmitidas pela picada do mosquito Aedes Aegypti e, por isso, provoca sintomas iguais aos da dengue comum, como febre, cansaço e dor em todo o corpo.

Normalmente, o paciente fica imune a um tipo de dengue após recuperar da doença, no entanto, pode pegar um dos outros 3 tipos e, por isso, é importante manter as medidas de prevenção, como colocar repelente de mosquitos, mesmo após ter a doença.

A dengue tipo 4 tem cura porque o organismo é capaz de eliminar o vírus, no entanto, pode ser necessário utilizar analgésicos, como Paracetamol, para aliviar os sintomas.

Sintomas da dengue tipo 4

Dengue tipo 4: Sintomas e Tratamento

Os sintomas da dengue tipo 4 são semelhantes aos outros tipos de dengue e incluem:

  • Cansaço excessivo;
  • Dor no fundo dos olhos;
  • Dor de cabeça;
  • Dor nos músculos e articulações;
  • Mal-estar geral;
  • Febre acima de 39ºC;
  • Náuseas e vômitos;
  • Urticária na pele.

Os sinais e sintomas da dengue tipo 4 podem ser leves e, por essa razão, a doença pode ser confundida com uma gripe. No entanto, em outros casos, a dengue tipo 4 pode provocar sintomas fortes e complicações, como sangramentos do nariz e das gengivas.

A dengue tipo 4 não é mais agressiva que os outros tipos de dengue, porém pode afetar um maior número de pessoas, pois a maior parte da população não possui imunidade contra este tipo do vírus da dengue.

Tratamento para dengue tipo 4

A dengue tipo 4 é um tipo de dengue que, apesar de não ser mais grave do que as do tipo 1, 2 ou 3, os sintomas se manifestam mais intensamente, especialmente quando o indivíduo já teve dengue em ocasiões anteriores.

O tratamento para dengue tipo 4 deve ser orientado pelo clínico geral, mas normalmente inclui o uso de analgésicos e antipiréticos, como o Paracetamol ou Acetaminofeno, para aliviar os sintomas até que o organismos seja capaz de eliminar o vírus.

Além disso, segundo o Ministério da Saúde, os pacientes devem repousar, beber bastantes líquidos, como água, chá ou água de coco, e evitar utilizar remédios com AAS, como aspirina, pois aumentam o risco de hemorragia, piorando os sintomas da dengue.

Veja mais detalhes do Tratamento da dengue.

Assista ainda ao vídeo seguinte e veja como manter o mosquito da dengue longe da sua casa:

Imagem ilustrativa do vídeo: PARA A DENGUE NÃO TE PEGAR

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site