Doenças causadas por alimentos contaminados


As doenças causadas por alimentos contaminados produzem principalmente sintomas como vômitos, diarreia e inchaço abdominal, porém podem variar de acordo com o microrganismo que está se desenvolvendo no alimento.

Normalmente é fácil identificar quando alimentos frescos estão estragados, pois apresentam cor, cheiro ou sabor alterados. No entanto, alimentos industrializados nem sempre apresentam essas alterações devido à presença de substâncias que ajudam a aumentar ao máximo a validade desses produtos. Por isso, é importante estar atento ao prazo de validade e não consumir alimentos vencidos, pois têm elevado risco de estarem estragados.

Principais doenças causadas por alimentos contaminados

As 3 principais doenças causadas por alimentos contaminados por microrganismos incluem:

1. Infecção por Salmonella

Ovos crus

Ovos crus

Os alimentos contaminados por Salmonella podem causar o surgimento de sintomas, como náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia, febre acima de 38º, dores musculares e dor de cabeça, entre 8 e 48 horas após a sua ingestão. Saiba reconhecer os sintomas da infecção por Salmonella.

Principais fontes de contaminação: A Salmonella pode ser encontrada principalmente em animais criados em fazendas, como galinhas, vacas e porcos, por exemplo. Assim, as principais fontes de contaminação são os alimentos provenientes desses animais, principalmente quando consumidos crus ou mal cozidos, como carnes, ovos, leite e queijo, por exemplo. Além disso, alimentos armazenados em temperaturas muito quente, por exemplo, também podem favorecer a proliferação dessa bactéria.

2. Contaminação por Bacillus cereus

Leite guardado fora da geladeira

Leite guardado fora da geladeira

Os alimentos que se encontram contaminados por Bacillus cereus podem levar ao desenvolvimento de sintomas como náuseas, diarreia, vômitos intensos e cansaço excessivo, até 16 horas após comer.

Principais fontes de contaminação: Esse microrganismo pode ser encontrado em diversos ambientes, sendo identificado principalmente em produtos agrícolas e de origem animal. Assim, as principais fontes de contaminação por Bacillus cereus acontece por meio do consumo de leite não pasteurizado, carne crua, além de verduras e legumes frescos ou cozinhados e armazenados em temperaturas pouco adequadas.

3. Infecção por Escherichia coli

Salada mal lavada

Salada mal lavada

Os sintomas provocados por alimentos contaminados por E. coli variam de acordo com o tipo da bactéria que se encontra no alimento, no entanto, os mais comuns incluem:

Tipos de E. coli no alimento Sintomas provocados pela contaminação
E. coli enterohemorrágica Dor abdominal intensa, sangue na urina e diarreia líquida seguida de fezes com sangue, 5 a 48 horas após a ingestão.
E. coli enteroinvasiva Febre acima de 38º, diarreia aquosa e dor abdominal intensa, até 3 dias após comer o alimento.
E. coli enterotoxigênica Cansaço excessivo, febre entre 37º e 38º, dor abdominal e diarreia líquida.
E. coli patogênica Dores abdominais, vômitos frequentes, dor de cabeça e náuseas constantes.

Principais fontes de contaminação: A Escherichia coli é uma bactéria que pode ser naturalmente encontrada no intestino das pessoas e animais, sendo frequentemente isolados das fezes. Assim, a principal forma de contágio por E. coli acontece por meio do contato com alimentos contaminados por essa bactéria, seja por meio do consumo de alimentos mal cozinhados, como carne mal passada ou salada, ou preparados com poucos cuidaddos de higiene. Veja como lavar bem as frutas e verduras. 

Alimentos contaminados por agrotóxicos

As doenças causadas por alimentos contaminados por agrotóxicos são, principalmente, câncer, infertilidade e outras alterações em glândulas que produzem hormônios, como a tireoide, por exemplo.

Os agrotóxicos encontram-se em pequenas quantidades nos alimentos e vão se acumulando no organismo e, por isso, apesar de normalmente não provocar doenças imediatamente depois de comer os alimentos, estão envolvidos na origem má absorção de nutrientes e de doenças degenerativas, como alguns tipos de câncer, por exemplo.

Quando os alimentos estão contaminados com agrotóxicos ou metais pesados, como mercúrio ou alumínio, não é possível ver ou sentir nenhuma alteração. Para saber se estes alimentos estão próprios para consumo é necessário saber a sua origem e conhecer a qualidade da água ou da terra onde foram cultivados ou criados.

Doenças causadas por alimentos estragados

As doenças causadas por alimentos estragados acontecem principalmente quando passam do prazo de validade, no caso de produtos industrializados ou quando o manipulador do alimento não lavou as mãos ou os utensílios corretamente.

Embora em parte das vezes não seja possível identificar se os alimentos estão estragados, como no caso da infecção por Salmonella, em grande parte das vezes estes ficam com a cor, cheiro ou sabor alterados.

O que fazer em caso de intoxicação alimentar

A ingestão de alimentos estragados ou contaminados por microrganismos provocam intoxicações alimentares, causando sintomas como vômito, diarreia e mal-estar geral que são facilmente tratados bastando hidratar o paciente com água, soro caseiro e sucos, assim como fazer uma alimentação leve com sopa e canja, por exemplo.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site