Dor na ATM: saiba o que causa e como identificar

0
42


A Disfunção temporo-mandibular (DTM), também conhecida como dor na ATM, é causada por um distúrbio na articulação temporo-mandibular, que é responsável por unir o maxilar ao crânio. Esta síndrome gera desconforto na região da face e da mandíbula, dor de cabeça persistente, estalos ao abrir a boca e pode, até, levar ao surgimento de labirintite e zumbidos.

Qualquer problema que impeça o funcionamento correto desta articulação pode causar a disfunção temporo-mandibular, sendo que uma das causas mais comuns são apertar muito os dentes durante o sono, ter tido alguma pancada na região ou o hábito de roer unhas, por exemplo.

O tratamento para a dor na ATM é feito com a colocação de uma placa rígida que recobre os dentes para dormir, sendo também importante a realização de fisioterapia com exercícios de reprogramação postural.

O que é a Disfunção Temporo-Mandibular (DTM) e principais sintomas

Principais sintomas

Os sintomas de que há algum comprometimento da ATM são:

  • Dor de cabeça logo ao acordar ou ao fim do dia;
  • Dor na mandíbula e na face ao abrir e fechar a boca, que piora ao mastigar;
  • Sensação de rosto cansado durante o dia;
  • Não conseguir abrir a boca completamente;
  • Ter um lado da face mais inchado;
  • Dentes desgastados;
  • Desvio da mandíbula para um dos lados, quando o indivíduo abre a boca;
  • Estalos ao abrir a boca;
  • Ter dificuldades em abrir a boca;
  • Vertigem;
  • Zumbido.

Todos estes fatores fazem com que a articulação seja afetada e isso gera dor, desconforto e estalos na articulação. A dor na ATM, muitas vezes, pode gerar dor de cabeça, neste caso a dor é causada pela estimulação constante dos músculos da face e da mastigação.

Quais são as causas

O hábito de apertar muito os dentes é instintivo quando há sentimento de raiva ou de revolta, mas pode ser um hábito noturno que o indivíduo possui e muitas vezes nem sabe. Este hábito é chamado de Bruxismo, e um dos seus sinais é ter os dentes muito desgastados. Saiba como identificar e tratar o bruxismo. 

Mas existem outras causas para o surgimento da dor na ATM, como a mastigação incorreta, ter tido alguma pancada na região, dentes muito tortos que forçam os músculos da face, o hábito de roer unhas e de morder os lábios.

Como tratar 

Para tratar a dor na ATM recomenda-se sessões de fisioterapia, massagem para relaxar os músculos da face e da cabeça e uso de uma placa de acrílico feita à medida pelo dentista, para uso noturno.

O uso de medicamentos anti-inflamatórios e relaxantes musculares pode ajudar durante a fase aguda de dor, para aliviar os sintomas. Saiba mais detalhes sobre o tratamento da dor na ATM. 

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here