DTN-fol: Para que serve e Como tomar


O DTN-fol é um remédio que contém ácido fólico e vitamina E e, por isso, é muito utilizado durante a gravidez para suplementar a mulher com níveis ideais de ácido fólico que ajudam a prevenir malformações no bebê, especialmente no tubo neural, que dará origem ao cérebro e medula óssea.

Este medicamento também pode ser usado por mulheres que estejam em idade fértil ou a pensar engravidar. O ideal para garantir que não existem alterações no feto é começar a ingerir pelo menos 400 mcg de ácido fólico 1 mês antes de engravidar e manter essa dose até ao final do primeiro trimestre da gestação.

Saiba mais sobre os principais benefícios do ácido fólico na gravidez.

DTN-fol: Para que serve e Como tomar

O DTN-fol pode ser comprado nas farmácias convencionais em embalagens de 30 ou 90 cápsulas, por um preço médio de 20 reais por cada 30 cápsulas. Embora não seja necessária receita médica, este remédio só deve ser usado com indicação de um médico.

Como tomar o DTN-fol

A dose recomendada de DTN-fol geralmente é:

  • 1 cápsula por dia, ingerida inteira com água.

Uma vez que é importante ter níveis ótimos de ácido fólico no momento da fecundação, as cápsulas podem ser ingeridas por todas as mulheres em idade fértil que estejam a pensar engravidar.

Após retirar uma cápsula do frasco é muito importante voltar a fechá-lo corretamente, evitando o contato com umidade.

Os níveis de ácido fólico podem ainda ser aumentados com a ingestão diária de alimentos ricos nessa vitamina. Veja uma lista dos principais alimentos com ácido fólico.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais são raros e estão, geralmente, relacionados com a ingestão de doses superiores à indicada. No entanto, algumas mulheres podem apresentar náuseas, excesso de gases, cólicas ou diarreia.

Caso se note a recorrência de alguns destes sintomas é aconselhado consultar o médico que receitou o remédio, para adequar a dose ou trocar de medicamento.

DTN-fol engorda?

A suplementação com vitaminas feita pelo DTN-fol não causa aumento de peso. No entanto, mulheres que têm falta de apetite podem apresentar algum aumento da fome quando seus níveis de vitaminas estão ideais. Porém, desde que a mulher faça uma alimentação saudável, não deverá aumentar de peso.

Quem não deve tomar

O DTN-fol está contraindicado para pessoas que têm histórico de hipersensibilidade ao ácido fólico ou qualquer outro dos componentes da fórmula.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site