Enfisema Pulmonar: Sintomas, Porque acontece e Como diagnosticar

0
43


O enfisema pulmonar é uma doença respiratória na qual os pulmões perdem a elasticidade devido à exposição constante a poluente ou tabaco, principalmente, o que leva à destruição dos alvéolos, que são estruturas responsáveis pela troca de oxigênio. Esse processo de perda da elasticidade pulmonar ocorre gradualmente e, por isso, na maioria dos casos os sintomas demorar a ser notados.

O dignóstico é feito baseado nos sintomas e exames de imagem, como raio-X de tórax, por exemplo, ou exames que avaliam a troca de oxigênio no pulmão, como a espirometria. Entenda como é feito a espirometria.

O enfisema pulmonar não tem cura, mas tratamento para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida, que normalmente é feito com o uso de broncodilatadores e corticóides inalatórios de acordo com a recomendação do pneumologista. Saiba como é feito o tratamento para o enfisema.

Principais sintomas de enfisema pulmonar

Sintomas do enfisema pulmonar

Os sintomas mais comuns do enfisema pulmonar costumam surgir após os 50 anos de idade, e incluem:

  • Sensação de falta de ar;
  • Chiado no peito;
  • Tosse persistente;
  • Dor ou sensação de aperto no peito;
  • Dedos das mãos e pés azulados;
  • Cansaço;
  • Aumento da produção de muco;
  • Inchaço do tórax e, consequetemente, do peito;
  • Maior susceptibilidade à infecções pulmonares.

A falta de ar é o sintoma mais comum e piora gradualmente. Assim, nas fases iniciais, ela surge somente quando a pessoa faz esforços intensos e, à medida que a doença piora, pode surgir até durante o repouso. Uma boa forma de avaliar esse sintoma consiste em avaliar se existem atividades que causam mais cansaço do que antigamente, como subir escadas, fazer uma caminhada ou correr atrás do ônibus, por exemplo. 

Já nos casos mais graves, o enfisema pode até interferir na capacidade de fazer atividades diárias, como tomar banho ou caminhar pela casa, e, ainda, causar falta de apetite, perda de peso, depressão, dificuldade para dormir e diminuição da libido. Saiba mais sobre o enfisema pulmonar e como prevenir.

Porque acontece e como evolui

O enfisema, geralmente, surge em pessoas fumantes e pessoas expostas a muita fumaça, como pelo uso do forno à lenha ou trabalho em minas de carvão, por exemplo, pois são muito irritantes e tóxicos ao tecido pulmonar. Desta forma, os pulmões tornam-se menos elásticos e com mais lesões, o que causa perda gradual da sua função, por isso, normalmente só começa a apresentar os primeiros sintomas após os 50 anos.

Após os primeiros sinais, os sintomas tendem a agravar-se se não for feito qualquer tipo de tratamento, sendo que a velocidade de piora dos sintomas variam de pessoa para pessoa, dependendo de fatores genéticos.

Como confirmar o diagnóstico

Para identificar se os sintomas estão sendo provocados por enfisema é aconselahdo consultar um pneumologista para que ele avalie os sintomas e faça exames como raio X do tórax ou tomografia computadorizada, por exemplo.

No entanto, os exames podem mostrar resultados normais, mesmo quando se tem o problema e, por isso, caso isso aconteça, o médico pode ainda fazer testes da função pulmonar para avaliar as trocas de oxigênio no pulmão.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here