Entenda como é feito tratamento para o eritrasma

0
21


O eritrasma é uma infecção de pele causada pela bactéria Corynebacterium minutissimum que leva ao aparecimento de manchas na pele que podem descamar. O eritrasma acontece com mais frequência em adultos, principalmente em obesos e diabéticos, já que a bactéria normalmente se encontra em que há atrito da pele, como nas dobras, ou seja, axila e embaixo das mamas, por exemplo.

Essa doença de pele pode ser facilmente diagnósticada por meio da Lâmpada de Wood, que é um método diagnóstico em que as lesões adquirem uma coloração específica quando expostas à luz ultravioleta. No caso do eritrasma, a lesão adquire brilho vermelho-coral, podendo ser assim diferenciada de outras lesões. O diagnóstico também pode ser feito por meio do raspado da lesão, que é enviado para laboratório para que seja feita a identificação do microrganismo, porém é um método mais demorado de diagnóstico.

Eritrasma: o que é e principais sintomas
Eritrasma: o que é e principais sintomas

Como é feito o tratamento

O tratamento para o eritrasma é feito de acordo com a orientação do dermatologista e normalmente é feito com o uso de antibióticos, como a Eritromicina ou a Tetraciclina, por 10 dias ou de acordo com a recomendação médica. Além disso, pode ser recomendado o uso de pomadas específicas para o eritrasma, como a Eritromicina creme. Caso seja identificada a presença de fungos na lesão, também pode ser recomendado pelo médico a utilização de cremes ou pomadas antifúngicas.

Durante o tratamento é aconselhado que a pessoa utilize sabonetes antibacterianos para lavar a região afetada, sendo mais recomendado o uso daqueles que contêm Clorexidina.

Principais sintomas

O eritrasma tem como principal sintoma a presença de manchas rosadas ou escuras e irregulares que podem escamar e levar ao aparecimento de rachaduras na pele. Além disso, pode haver uma leve descamação.

As lesões costumam aparecer com mais frequência em regiões em que há o contato de pele contra pele, como por baixo da mama, axila, entre os dados dos pés, virilha e região íntima. A grande produção de suor ou higienização inadequada dessas regiões também podem favorecer o aparecimento das lesões características do eritrasma.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here