Entenda o que causa a Miopia, principais sintomas e como tratar


A miopia é um distúrbio da visão que provoca dificuldade para enxergar objetos de longe, provocando uma visão embaçada. Esta alteração acontece quando o olho é maior do que o normal, causando um erro na refração da imagem captada pelo olho, ou seja, a imagem formada se torna desfocada. 

A miopia tem um caráter hereditário e, geralmente, o grau vai aumentando até estabilizar perto do 30 anos, independente do uso de óculos ou lentes de contato, que apenas corrigem a visão embaçada e não curam a miopia.

A miopia tem cura, na maioria dos casos, através da cirurgia a laser que pode corrigir o grau por completo, mas o principal objetivo deste procedimento é diminuir a dependência da correção, seja com óculos ou lentes de contato .

Como identificar a Miopia e o que fazer para curar

A miopia e o astigmatismo​ são doenças que podem estar presentes no mesmo paciente, e podem ser corrigidas em conjunto, com lentes especiais para estes casos, seja em óculos ou lentes de contato. Diferente da miopia, o astigmatismo é provocado por uma superfície irregular da córnea, o que gera imagens irregulares. Entenda melhor em: Astigmatismo.

Como identificar

Os primeiros sintomas de miopia costumam surgir entre os 8 e os 12 anos, e podem piorar durante a adolescência, quando o corpo cresce mais rapidamente. Os principais sinais sintomas incluem:

  • Não conseguir ver bem de longe;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Dor constante nos olhos;
  • Semicerrar os olhos para tentar ver com mais nitidez;
  • Escrever com o rosto muito próximo da mesa;
  • Dificuldade na escola para ler no quadro;
  • Não enxergar as placas de trânsito de longe;
  • Cansaço excessivo após conduzir, ler ou fazer um esporte, por exemplo.

Na presença deste sintomas, é importante consultar-se como oftalmologista para uma avaliação detalhada e detectar qual a alteração da visão prejudica a capacidade de enxergar. Confira as diferenças entre os principais problemas de visão em Diferenças entre miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Graus de miopia

A miopia é diferenciada em graus, medidos em dioptrias, que avaliam a dificuldade que a pessoa tem de enxergar de longe. Assim, quando maior for o grau, maior a dificuldade visual encontrada.

Quando tem até 3 graus, a miopia é considerada leve, quando está entre 3 e 6 graus, é considerada moderada, mas quando está acima de 6 graus, trata-se de uma miopia grave. 

Visão normal

Visão normal

Visão do paciente com miopia

Visão do paciente com miopia

Quais são as causas

A miopia acontece quando o olho é maior do que deveria, o que provoca um defeito de convergência dos raios luminosos, pois as imagens acabam sendo projetadas à frente da retina, em vez de na própria retina.

Assim, os objetos distantes acabam sendo vistos desfocados, enquanto que os objetos próximos parecem normais. É possível classificar a miopia de acordo com os seguintes tipos:

  • Miopia axial: surge quando pelo globo ocular é mais alongado, com o comprimento maior que o normal. Geralmente provoca as miopias de grau elevado;
  • Miopia de curvatura: é a mais frequente, e ocorre por aumento da curvatura da córnea ou cristalino, o que gera imagens dos objetos antes do local correto na retina;
  • Miopia congênita: ocorre quando a criança já nasce com alterações oculares, provocando um alto grau de miopia que permanece por toda a vida;
  • Miopia secundária: pode ser associada a outros defeitos, como a catarata nuclear, que causa a degeneração do cristalino, após um trauma ou cirurgia para glaucoma, por exemplo.

Já quando o olho é menor do que o normal, pode haver outro distúrbio da visão, chamado de Hipermetropia, em que as imagens são formadas após a retina. Entenda como surge e como tratar a hipermetropia.

Miopia em crianças

A miopia nas criançaspequenas, com menos de 8 anos de idade, pode ser difícil de descobrir porque elas não reclamam, já que é a única forma de enxergar que conhecem e, além disso, o “mundo” delas é principalmente de perto. Por isso, as crianças devem ir a uma consulta de rotina no oftalmologista, pelo menos, antes de começar a pré-escola, especialmente quando os pais também têm miopia.

Como é feito o tratamento

O tratamento para miopia pode ser feito com o uso de óculos ou lentes de contato que ajudam a focar os raios de luz, colocando a imagem sobre a retina do olho.

No entanto, outra opção é a cirurgia para miopia que pode ser feita, geralmente, quando o grau se encontra estabilizado e o paciente tem mais de 21 anos. A cirurgia utiliza um laser capaz de moldar a lente natural do olho para que foque as imagens no local correto, diminuindo a necessidade de o paciente utilizar óculos.

Veja mais informações úteis sobre a cirurgia para miopia.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site