Entenda quando o teste de gravidez dá Positivo

0
14


O melhor teste para a confirmação da gravidez é o exame de sangue, já que por meio desse exame é possível detectar pequenas quantidades do hormônio HCG, que é produzido durante a gestação. O resultado do exame de sangue indica que a mulher está grávida quando os valores do hormônio beta-HCG são maiores que 5,0 mlU/ml.

O exame de sangue de gravidez pode ser feito mesmo antes de a menstruação atrasar, não sendo necessário ter prescrição médica nem fazer jejum. O seu preço é em torno de R$ 20 a R$ 40,00, e o resultado é dado poucas horas depois da coleta de sangue.

A imagem a seguir traz o exemplo de um resulto positivo do teste:

Resultado do exame de sangue para gravidez: 6 semanas de gestação

Resultado do exame de sangue para gravidez: 6 semanas de gestação

O que é HCG

HCG é a sigla que representa o hormônio gonadotrofina coriônica, que só é produzido quando a mulher está grávida ou possui alguma alteração hormonal grave, que esteja sendo causado por alguma doença. Normalmente o exame de sangue beta HCG só é realizado quando há suspeita de gravidez, já que a presença desse hormônio no sangue é mais indicativo de gravidez que a preseça desse hormônio na urina, que é detectado por meio do teste de gravidez de farmácia.

No entanto, quando o resultado do exame de Beta HCG é não detectável ou inconclusivo e a mulher apresenta sintomas de gravidez, o exame deve ser repetido 3 dias depois. Veja quais são os 10 primeiros sintomas de gravidez.

Tabela do Beta HCG quantitativo

A tabela a seguir mostra a quantidade de hormônios Beta HCG presente em cada semana de gestação:

Idade Gestacional Quantidade de Beta HCG no exame de sangue
Não está grávida – Negativo Inferior a 5 mlU/ml
3 semanas de gestação 5 a 50 mlU/ml
4 semanas de gestação 5 a 426 mlU/ml
5 semanas de gestação 18 a 7.340 mlU/ml
6 semanas de gestação 1.080 a 56.500 mlU/ml
7 a 8 semanas de gestação

7.650 a 229.000 mlU/ml

9 a 12 semanas de gestação 25.700 a 288.000 mlU/ml
13 a 16 semanas de gestação 13.300 a 254.000 mlU/ml
17 a 24 semanas de gestação 4.060 a 165.500 mlU/ml
25 a 40 semanas de gestação 3.640 a 117.000 mlU/ml

Diferença entre beta HCG quantitativo e qualitativo

Como o próprio nome diz, o exame de beta-HCG quantitativo indica a quantidade hormônio presente no sangue. Esse é exame é feito a partir da coleta de uma amostra de sangue que é enviado para o laboratório para a análise. A partir do resultado do exame é possível identificar a concentração do hormônio hCG no sangue e, a depender da concentração, indicar a semana de gestação.

O exame beta HCG qualitativo é o teste de gravidez de farmácia que só indica se a mulher está grávida ou não, não sendo informada a concentração de hormônio no sangue e sendo indicado pelo ginecologista a realização de exame de sangue para confirmação da gravidez. Entenda quando o teste de gravidez pode dar resultados falso positivos.

Como saber se está grávida de gêmeos

Em casos de gravidez de gêmeos, os valores do hormônio são superiores aos indicados para cada semana, mas para confirmar e saber o número de gêmeos, deve-se fazer uma ultrassonografia a partir da 6ª semana de gestação.

A mulher pode suspeitar de que está grávida de gêmeos quando ela consegue saber aproximadamente em que semana ela engravidou, e comparar com a tabela acima para verificar a quantidade de beta HCG correspondente. Se os números não baterem certo, possivelmente ela estará grávida de mais de 1 bebê, mas isso só pode ser confirmado através do ultrassom.

Veja que exame de sangue fazer para saber o sexo do bebê antes da ultrassom.

Outros resultados do exame

Os resultados de beta HCG também podem indicar problemas como gravidez ectópica, aborto ou gravidez anembrionária, que é quando o embrião não se desenvolve.

Estes problemas normalmente podem ser identificados quando os valores do hormônio são inferiores aos esperados para a idade gestacional da gravidez, sendo necessário procurar o obstetra para avaliar a causa da alteração hormonal.

O que fazer após confirmar a gravidez

Após confirmar a gravidez com o exame de sangue, é importante marcar uma consulta no obstetra para iniciar o acompanhamento pré-natal, fazendo os exames necessários para garantir uma gravidez saudável, sem complicações como pré-eclâmpsia ou diabetes gestacional, por exemplo.

Saiba quais são os exames mais importantes para se fazer durante o primeiro trimestre da gravidez.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here