Exame de escarro: o que é, quando fazer e resultados

0
93


O exame de escarro é um tipo de análise clínica na qual são avaliadas diferentes características do escarro, como fluidez, cor e, principalmente, se existe um grande número de bactérias que possam estar causando uma infecção no pulmão.

Assim, este tipo de exame normalmente é usado pelo pneumologista para confirmar o diagnóstico de algumas infecções respiratórias, como:

  • Pneumonia; 
  • Tuberculose;
  • Bronquite;
  • Fibrose cística.

Muitas vezes, o exame de escarro pode ser pedido mesmo quando já existe um diagnóstico de uma infecção no pulmão para identificar a bactéria ou outro microorganismo que a está causando, permitindo adequar melhor o tratamento, com um antibiótico mais específico, por exemplo.

Veja os principais sintomas que podem levar o médico a suspeitar de tuberculose, pneumonia ou bronquite.

Para que serve o Exame de escarro e como fazer

Como é feito o exame

O exame de escarro é muito fácil de fazer, sendo apenas necessário colocar o catarro dentro de um pequeno copo de plástico. Para garantir que o escarro coletado contém as bactérias que estão no pulmão é aconselhado que se faça uma tosse profunda para soltar as secreções que estão no pulmão, evitando apenas coletar a saliva da boca e vias respiratórias superiores.

Se existir dificuldade para extrair o escarro, o pneumologista pode dar leves palmadas nas costas para ajudar a secreção a liberar das paredes do pulmão e subir até a boca. Geralmente, a coleta deve ser feita de manhã antes de comer ou beber, para evitar contaminar a amostra de escarro.

Em algumas pessoas, o médico pode ainda recomendar fazer uma broncoscopia para conseguir coletar a quantidade necessária de escarro do pulmão. Entenda o que é e como é feita a broncoscopia.

Como se preparar para o exame

Não existe um preparo muito específico para o exame de escarro, no entanto, alguns médico podem recomendar lavar a boca com água simples antes de tossir e evitar usar enxaguantes bucais antes do exame.

Como interpretar os resultados

Os resultados do exame de escarro devem ser sempre interpretados pelo pneumologista, mas normalmente são:

  • Negativo: é o resultado normal e significa que não foram encontradas bactérias ou fungos que podem causar doença.
  • Positivo: significa que foram encontradas bactérias ou fungos que podem causar doença na amostra de escarro. Nestes casos, geralmente também é indicado o tipo de microorganismo para ajudar o médico a escolher um antibiótico ou antifúngico.

No caso de resultado negativo, é muito importante que o exame seja na mesma avaliado pelo pneumologista já que, se existirem sintomas, pode significar que existe uma infecção causada por vírus que não são identificados no exame.

Confira como é feito o tratamento nos casos das infecções mais comuns como pneumonia e tuberculose.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here