Exame de urina: tipos, preparo e resultados

0
35


O exame de urina serve para diagnosticar problemas que afetam o sistema renal e urinário, existindo três tipos principais: o exame de urina tipo 1, o exame de urina de 24 horas e o exame de urocultura, que geralmente são realizados num laboratório de análises clínicas e nenhum deles necessita de jejum.

O exame de urina tipo 1 é o mais comum pois é um bom indicativo geral da saúde, mas existem outros parâmetros que também devem ser levados em consideração. Veja como saber se está bem de saúde.

Para que serve o exame de urina e como fazer

Para que serve o exame de urina tipo 1

O exame de urina tipo 1, que também é chamado de exame de urina EAS – Elementos Anormais do Sedimento, serve para analisar o pH da urina e a presença de elementos na urina que podem ser indicativos de alguns problemas, como:

Nitritos Proteínas Urobilinogênio
Densidade da urina Cetonas ​Leucócitos
Glicose Bilirrubina Sangue

Além desses elementos, através da visualização da urina no microscópico é possível verificar a presença de cristais, fungos e bactérias, que podem indicar insuficiência renal, infecções ou cálculo renal, por exemplo.

Este exame de urina é feito através da coleta da primeira urina da manhã colocando num recipiente de plástico fornecido pelo laboratório. A coleta pode ser feita em casa, mas o recipiente da urina deve ser levado ao laboratório em cerca de 30 a 60 minutos.

Antes da coleta, deve-se limpar a região íntima, rejeitar o primeiro jato para eliminar as impurezas da uretra e só depois coletar a restante urina. Este exame de urina não deve ser realizado durante ou após a menstruação.

O exame de urina EAS também pode ser feito na clínica ou no hospital, onde o médico ou enfermeiro molha uma fita de papel especial na urina e em alguns instantes pode verificar o resultado.

Valores de referência do exame de urina tipo 1

Os valores de referência do exame de urina tipo 1 devem ser:

  • pH: 5,5 e 7,5;
  • Densidade: de 1,005 a 1,030
  • Características: Ausência de glicose, proteínas, cetonas, bilirrubina, urobilinogênio, sangue e nitrito, alguns (poucos) leucócitos e raras células epiteliais.

Se o exame de urina revelar nitrito positivo, presença de sangue e numerosos leucócitos, por exemplo, pode ser indicativo de infecção urinária, mas só o exame de urocultura é que confirma a presença ou não de infecção. No entanto, o exame de urina tipo 1 não deve de ser utilizado sozinho para o diagnóstico de algum problema urinário.

Confira ainda o que pode causar a presença de sangue na urina.

Para que serve o exame de urina de 24 horas

O exame de urina de 24 horas ajuda a identificar pequenas alterações na urina ao longo do dia e é feito acumulando-se em um recipiente grande toda a urina eliminada durante o dia. Depois, essa amostra é levada para o laboratório e são feitas análises para verificar a sua composição e quantidade, ajudando a identificar problemas como problemas de filtração nos rins, perda de proteínas e até pré-eclâmpsia na grávida. Saiba mais sobre este exame e os resultados.

Como se preparar para o exame de urina

Geralmente não é necessário qualquer tipo de cuidado especial antes de fazer o exame de urina, no entanto alguns médicos podem pedir que se evite o uso de suplementos de vitamina C, laxantes com antraquinonas ou antibióticos, como o metronidazol, alguns dias antes, já que podem alterar os resultados.

É importante também realizar corretamente a coleta da urina, já que a coleta do primeiro jato ou a falta de higienização correta pode levar a resultados que não refletem a condição do paciente.

Exame de urina para detectar gravidez

Existe um exame de urina que detecta gravidez através da quantidade do hormônio hCG na urina. Este exame é confiável, contudo quando o teste é feito muito cedo ou de forma incorreta o resultado pode dar errado. O momento ideal em que este teste deve ser feito é 1 semana após o dia em que a menstruação deveria ter aparecido, de manhã, após acordar, utilizando a primeira urina da manhã, já que o hormônio se encontra mais concentrado na urina.

Mesmo quando o exame é realizado no tempo certo, o resultado poderá ser falso negativo porque o organismo pode ainda não ter produzido o hormônio hCG em quantidades suficientes para ser detectado. Neste caso, deve-se fazer um novo teste após 1 semana.

Este exame de urina é específico para detectar a gravidez, logo outros exames de urina como o tipo 1, por exemplo, não detectam gravidez.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here