Exercícios para tratar uma lesão no Menisco

0
44


Para recuperar o menisco é importante fazer fisioterapia, que deve ser indicada pessoalmente por um fisioterapeuta. São indicados exercícios e equipamentos eletrônicos que ajudam no alívio da dor, diminuição do inchaço, além de técnicas fisioterápicas específicas para aumento da mobilidade do joelho e maior arco de movimento dessa articulação.

Algumas opções de exercícios fisioterapêuticos que podem ser indicados para recuperação do menisco são:

  1. Dobrar e esticar a perna, enquanto está deitado de barriga para cima: 3 séries de 60 vezes;
  2. Sustentar o peso do próprio corpo, apoiando suavemente o peso do corpo na perna afetada, com auxílio de muletas ou usando as costas de uma cedeira;
  3. Movimentar suavemente a patela de um lado para o outro e de cima para baixo;
  4. Cerca de 5 minutos de massagem na coxa por dia;
  5. Contrair o músculo da coxa com a perna esticada, 20 vezes seguidas;
  6. Exercícios na piscina como andar dentro da água durante 5 a 10 minutos; 
  7. Exercícios de equilíbrio inicialmente sem nada e depois com um pé sobre uma bola meio vazia, por exemplo;
  8. Exercícios para pernas com faixas elásticas e depois com pesos, em 3 séries de 20 repetições;
  9. 15 minutos de bicicleta ergométrica;
  10. Mini agachamentos até o limite de dor, em 3 séries de 20 repetições;
  11. Alongamentos para pernas para aumentar a flexibilidade.

Após cerca de 2 meses de tratamento deve-se verificar a necessidade da pessoa e se ainda existe dor local ou limitação de movimentos para poder adequar o tratamento.

Quando a pessoa já não sente dores, mas não consegue dobrar completamente o joelho so exercícios deverão ter este objetivo. Um bom exercício é um fazer agachamentos, aumentando o grau de flexão do joelho, o objetivo pode ser tentar agachar ao máximo, até ser possível sentar nos calcanhares.

Ao fim de cada sessão pode ser útil colocar um bolsa de gelo durante 15 minutos no joelho para desinchar a região ou evitar que inche. Os exercícios proprioceptivos também são indicados, na parte final do tratamento, quando a pessoa encontra-se mais perto da cura. 

Outros exercícios 

Nesse vídeo, apesar de falar sempre para artrose, os mesmos exercícios podem ser usados para fortalecer as coxas e as pernas, em caso de lesão menical:

Imagem ilustrativa do vídeo: Exercícios para ARTROSE NO JOELHO

Outros tratamentos da fisioterapia 

Os aparelhos de eletroterapia também podem ser indicados para alívio da dor e facilitar a cicatrização, ficando à critério do fisioterapeuta a escolha mais acertada. Podem ser usados tens, ultra-som, laser, microcorrentes ou outros. Normalmente as sessão são divididas para que haja tempo para mobilização passiva do joelho, outras técnicas de terapia manual, e os exercícios. 

Exercícios também podem ser realizados dentro de uma piscina com água morna, conhecidos como hidrocinesioterapia. Estes são especialmente indicados quando a pessoa possui sobrepeso, porque na água é mais fácil realizar os exercícios de forma adequada, sem dores. 

Tempo de recuperação 

O tempo de tratamento varia de uma pessoa para outra e do seu estado de saúde geral e se consegue realizar fisioterapia diariamente ou não, no entanto é esperado uma boa recuperação em cerca de 4 a 5 meses, mas muitas pessoas precisam de cerca de 6 meses para se recuperar completamente.

Quando o tratamento com a fisioterapia não é suficiente para eliminar a dor, e a pessoa conseguir realizar suas atividades diárias normalmente, pode ser indicado fazer a cirurgia para retirada do menisco, por exemplo. Saiba mais sobre a cirurgia do menisco aqui. 

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here