Febre aftosa: o que é e principais sintomas


A febre aftosa em humanos é uma doença infecciosa rara, provocada por um vírus do gênero Aphthovirus e que pode surgir quando se consome leite não pasteurizado vindo de animais contaminados. Essa doença é mais comum em regiões rurais e as crianças, idosos e indivíduos com baixa imunidade são os mais susceptíveis à infecção.

A febre aftosa pode ser percebida por meio do aparecimento de lesões na pele, na boca e entre os dedos, além de febre alta e dores musculares, por exemplo.

A transmissão acontece principalmente por meio do contato direto com o animal infectado pelo vírus responsável pela doença, mas também pode acontecer por meio da ingestão de leite não pasteurizado, consumo de carne de um animal contaminado e contato com secreções como leite, sêmen, catarro ou espirro podem transmitir a febre aftosa para o ser humano.

O que é a febre aftosa em humanos

Principais sintomas

Os sintomas da febre aftosa em humanos podem surgir até 5 dias depois do contato com o vírus, sendo os principais:

  • Inflamação da boca;
  • Lesões, tipo afta, na boca;
  • Feridas na pele e entre os dedos;
  • Febre alta;
  • Dores musculares;
  • Dor de cabeça;
  • Sede excessiva.

Os sintomas da febre aftosa geralmente diminuem ao fim de 3 ou 5 dias. Porém, nos casos mais avançados, a infecção pode originar outros problemas e atingir a garganta e pulmões, provocando complicações graves e até mesmo a morte.

O diagnóstico da febre aftosa é feito através do exame físico, avaliação das lesões na boca e por exame de sangue para detectar a presença de infecção.

Tratamento da febre aftosa em humanos

O tratamento da febre aftosa em humanos não é específico e baseia-se no uso de remédios analgésicos, como Dipirona, ou corticoides, como Prednisolona, em casos de inflamação grave da garganta ou pulmões.

A limpeza das feridas na pele e aftas da boca é muito importante para melhorar as lesões e acelerar a sua cicatrização, ingerir muitos líquidos e repousar é importante para o tratamento da doença. Conheça mais sobre o tratamento para a febre aftosa em humanos.

Como prevenir

A prevenção da febre aftosa em humanos é feita evitando o contato com animais infectados, tomar leite não pasteurizado e carne contaminada. Havendo suspeita de um surto de febre aftosa em animais próximos ao local de trabalho ou moradia do indivíduo, é recomendado o abate dos animais.

Deixe uma resposta

Nome *
Email *
Site