Formigamento do rosto e da cabeça: causas e o que fazer

0
33


A sensação de formigamento ou dormência pode ser muitas vezes sentida no rosto ou em alguma região da cabeça, e pode surgir por diversas causas, desde uma simples pancada que acontece na região, uma enxaqueca, transtornos na ATM, uma infecção ou inflamação de nervos da face, como também após uma cirurgia dentária, por exemplo.

O formigamento é caracterizado por uma alteração da sensibilidade que é proporcionada pelos nervos, no entanto, também pode ser desencadeada por uma crise de ansiedade, já que alterações psicológicas também podem provocar sintomas físicos. Saiba mais sobre este assunto em doenças psicossomáticas.

1. Problemas odontológicos

Uma causa comum de formigamento no rosto ou na cabeça são so problemas dentários como pulpites, periodontites ou mesmo uma abscesso dentário, que podem causar estímulos em nervos da face e provocar dormência que, normalmente, está acompanhada de dor. 

Uma disfunção na articulação têmporo-mandibular, conhecido por ATM, além de provocar dor e estalidos durante a movimentação da mandíbula, também pode provocar formigamentos na face que podem ser acompanhados de dor de cabeça. Confira mais sobre os sintomas e como tratar a disfunção temporo.mandibular.

O que pode ser o formigamento no rosto e na cabeça

2. Alterações nos nervos faciais

Inflamações que podem surgir nos nervos que levam sensibilidade à face ou crânio podem causar formigamentos que são sentidos no rosto e na cabeça.

Alguns dos nervos que podem ser afetados são nervos trigêmeo, facial, glosso-faríngeo ou occipital, por exemplo, que, embora costumem provocar dor quando são afetados, o formigamento e a dormência também são sintomas possíves.

3. Cirurgia dentária

Cirurgias na face e dentes, como a remoção de dentes, implantes ou cirurgia ortognática podem implicar na manipulação e inflamação de nervos da região, o que pode resultar em dormência no local.

Geralmente, esta alteração costuma ser temporária, e não durar mais que alguns dias, pois pode ocorrer pelo inchaço dos tecidos da face. No entanto, caso tenha havido alguma lesão do nervo, a alteração na sensibilidade pode durar muitos meses e necessitar de um tratamento prolongado com o dentista em busca da melhora do quadro.

4. Enxaqueca

Apesar do principal sintoma da enxaqueca ser a dor de cabeça, deve-se lembrar que ela pode vir acompanhada de alterações na sensibilidade em alguns locais do corpo, como na face. 

Além disso, a enxaqueca com aura pode provocar sintomas sensitivos antes mesmo da dor de cabeça surgir, como visão de pontos brilhantes ou dormências. Confira como identificar e o que fazer para tratar a enxaqueca.

O que pode ser o formigamento no rosto e na cabeça

5. Ansiedade

Uma crise de estresse e ansiedade pode provocar alterações na sensibilidade e sensação de formigamento em diversos locais do corpo. Também é comum que surja localizada no rosto, língua ou na cabeça.

Geralmente, o formigamento nestes casos é leve, e passa após alguns minutos, quando a pessoa consegue acalmar-se. Saiba reconhecer outros sintomas de ansiedade e o que fazer para aliviar. 

6. Alterações da face

O surgimento de nódulos, pólipos, infecções, como sinusites, inflamações, deformidades ou, até mesmo, um tumor na face ou no crânio, podem comprometer a sensibilidade de nervos, provocar alterações na circulação de sangue ou qualquer outro tipo de comprometimento da integridade dos tecidos que geram formigamentos.

Desta forma, sempre que se investiga uma causa de formigamento na no rosto ou cabeça, o médico devera pesquisar a presença de alterações nesta região através do exame físico. 

7. Outras causas

É importante lembrar que existem diversas outras causas de formigamentos que podem surgir em variadas regiões do corpo, que devem ser lembradas sempre que as causas mais comuns não forem encontradas, como deficiências de vitaminas e minerais, problemas circulatórios, efeitos colaterais de medicamentos, acoolismo ou, até mesmo, doenças neurológicas graves, como esclerose múltipla ou AVC.

Confira quais são as principais causas de formigamento no corpo. 

O que fazer

Caso surja um formigamento no rosto ou na cabeça, sem uma explicação óbvia, que dure mais que 30 minutos ou que seja acompanhada de outros sintomas com dor de cabeça muito forte, alterações no movimento da face ou de outro local do corpo, é necessário procurar atendimento médico brevemente.

Para investigar a causa, o médico cínico geral, neurologista ou o dentista devem fazer um exame físico da região e podendo solicitar exames como radiografia da face, tomografia ou ressonância magnética do crânio, que podem evidenciar certas lesões ou alterações nos nervos, para, então, indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here