Fratura – o que é, tipos e sinais e sintomas

0
60


A fratura é a perda de continuidade do osso, ou seja quebra do osso, gerando um ou mais pedaços.

Normalmente a fratura acontece devido a quedas, pancadas ou acidente, no entanto mulheres na menopausa e idosos, possuem ossos mais frágeis, o que favorece a ocorrência de fratura mais frequentemente, mesmo durante as atividades diárias.

Raio-X de clavícula quebrada

Raio-X de clavícula quebrada

Principais tipos de fraturas

As fraturas podem ser classificadas de acordo com a causa, podendo ser:

  • Traumáticas: são as mais característica de acidentes, por exemplo, em que há aplicação de uma força excessiva no osso, mas também pode ser devido a movimentos repetitivos que lesionam o osso aos poucos, favorecendo a fratura;
  • Patológicas: são aquelas que ocorrem sem explicação ou devido a pequenas pancadas, como na osteoporose ou em tumores ósseos, já que deixam os ossos mais frágeis.

Além disso, as fraturas podem ser classificadas de acordo com a lesão em:

  • Simples: apenas o osso é atingido;
  • Expostas: a pele é perfurada, havendo a visualização do osso. Por ser uma lesão aberta, está mais susceptível a infecções, sendo normalmente recomendado o uso de antibióticos profiláticos. Veja o que fazer em caso de fraturas expostas;
  • Complicadas: afetam outras estruturas além do osso, como nervos, músculos ou vasos sanguíneos;
  • Incompletas: são lesões nos ossos que não geram quebra, mas resultam nos sintomas de fratura.

Normalmente o diagnóstico é feito através de exame de raio-X, mas dependendo da extensão da lesão e das características e sintomas da pessoa, o médico pode solicitar a realização de outro exame de imagem mais preciso, como a ressonância magnética, além de exames laboratoriais. Saiba como são feitos os primeiros socorros em fraturas. 

Principais sintomas de fratura

As fraturas podem gerar sinais e sintomas muito característicos, como:

  • Dor intensa;
  • Inchaço do local fraturado;
  • Deformidade do local;
  • Incapacidade total ou parcial de mexer o membro fraturado;
  • Presença de hematomas;
  • Presença de ferimentos no local da fratura;
  • Diferença de temperatura entre o local fraturado e o sem fratura;
  • Dormência e formigamento da área;
  • Estralos.

Quando houver fratura, não é indicado de forma alguma tentar colocar o osso ou o membro no lugar, pois pode causar ainda mais danos, além de ser bastante doloroso. O melhor a fazer é procurar ajuda médica para que as atitudes corretas sejam tomadas e o tratamento possa ser feito.

As fraturas dos braços, antebraços e clavículas são mais comuns, ao contrário das fraturas das pernas que são mais raras, por estes ossos serem mais resistentes.

1. Fratura na coluna

A fratura na coluna é grave e pode fazer com que a pessoa fique com as pernas ou o corpo paralisado dependendo da vértebra atingida. Esse tipo de fratura pode acontecer devido a acidentes de trânsito e a quedas de grandes alturas, por exemplo, e é caracterizada por dor intensa da coluna, formigamento ou perda de sensibilidade abaixo da fratura e incapacidade de mexer as pernas ou braços. Saiba como é feito o tratamento para a fratura de coluna. 

2. Fratura no pé

As fraturas no pé são frequentes e podem acontecer por quedas ou impacto direto com objeto duro, devendo ser imobilizado quando é identificada a fratura. Os principais sinais e sintomas da fratura são inchaço, ferimento, deformidade e incapacidade de mexer o pé.

3. Fratura na mão, pulso ou dedo

As fraturas na mão, pulso ou dedo são comuns em acontecer em pessoas que praticam esportes como handeball, vôlei ou boxe e tem como principais sintomas a dificuldade em realizar determinado movimento, inchaço no local fraturado e alteração da cor.

4. Fratura no joelho

Os sintomas mais comuns da fratura no joelho são inchaço e dor intensa ao mexer o joelho e pode acontecer devido a presença de tumor nos ossos, acidente de trânsito ou impacto direto com uma superfície dura.

5. Fratura no nariz

A fratura no nariz pode acontecer devido a quedas, agressão física e esportes de contato, como o boxe, por exemplo. Os sintomas de fratura no nariz normalmente são inchaço, dor e desalinhamento do nariz, além de dificuldade em respirar. 

SHARE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here